sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

29 de fevereiro Ano Bissexto

23 fevereiro 2024 - 05h00

Este ano é bissexto porque a cada quatro anos o mês de fevereiro completa-se com o dia 29. 
Ao povo, interessa apenas saber que um ano termina e um novo ano começa. Mas os mais entendidos procuram saber, neste incrível mundo, muito mais sobre como vão cientificamente as coisas do universo. A ciência pode revigorar a fé e a fé pode iluminar a ciência. Foi assim que ficamos sabendo através dos estudos científicos que o universo teve um início e a fé vê na ação de Deus o início da criação. Fé e ciência nos revelam os segredos de tantos mistérios escondidos na criação, diante dos quais a simples abordagem do homem comum não permite fazer nenhuma descoberta. Mas há mentes valentes, fora do comum que tentam conhecer o segredos que existem no céu, no corpo humano, no mundo vegetal e animal. Sobre a astronomia houve grandes avanços e descobertas. Sabemos que a terra completa a rotação em torno de si mesma num dia e em torno do sol em 365 dias solares. Mas por que a cada quatro anos o novo calendário implantado pelo papa Gregório XIII contempla um dia a mais e por que este dia é acrescentado ao mês de fevereiro?
Pelos cálculos processados podemos dizer que a cada 4 anos temos um dia a mais: por exemplo 2004, 2008, 2012. O motivo está no fato que a rotação da terra em torno do sol não é de 365 dias solares exatos, mas de 365,25.
Portanto esta sobra de seis horas representa a cada 4 anos quase um dia, que foi acrescentado por motivos históricos e religiosos ao mês de fevereiro. Se não houvesse o ano bissexto as estações do ano antecipariam gradualmente com o passar dos anos, devido à falta de sincronia entre o ano trópico e o ano estacional, ocasionando confusão em alguns setores como o da agricultura. De fato enquanto vigorava o calendário instituído por Júlio Cesar no ano 45 a . C. as estações não iniciavam sempre no mesmo dia. Até que no ano 1582 o papa Gregório XIII decidiu ajustar o calendário com o objetivo de corrigir o atraso acumulado. De fato, o equinócio de 21 de março chegara a ser no dia 11 de março. O papa quis corrigir tal atraso acumulado, pois entre o ano 325 e 1582 acumularam-se, aproximadamente, 10 dias.
Portanto o dia 4 de outubro passou a ser o dia 15 de outubro. E naquele ano, em 1582, foram retirados do calendário 10 dias. Foi implantado assim o ano bissexto de maneira que o equinócio de março, caia quase sempre no dia 21de março. Na prática isso significa que a cada 400 anos há 97 anos bissextos.
Fevereiro foi o mês que passou a ter menos dias e um dia a mais a cada 4 anos; pois a Igreja queria determinar a data da Páscoa partindo do equinócio de março que se verifica no dia 21 quando se registra uma igual duração do dia e da noite.
O 29 de fevereiro não é um dia assim tão comum, um dia como os demais, é um dia a mais que podemos viver a cada 4 anos. Nesse dia não há muitos aniversariantes, mas se alguém o comemora, faça 4 dias de festa, porque o seu próximo aniversário será só no ano 2028.