domingo 28 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A maior cidade do Brasil tem o nome do Apostolo Paulo

26 janeiro 2024 - 05h00

Todos os cristãos já ouviram falar ou leram algumas vezes o Hino de São Paulo que exalta a maior das virtudes cristãs: a “Caridade”. O Hino se encontra na !ª Carta aos Corintios: " Ainda que eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, se eu não tiver a Caridade, sou como um bronze que soa". 
Jesus Cristo foi enfático ao falar da caridade quando narrou aos discípulos e ao povo que o rodeava, a parábola do Bom Samaritano que se encontrava a passar no território da Judeia, região hostil à Samaria, mas mesmo assim, prestou socorro a quem tinha sido assaltado e deixado quase morto na rua. Jesus não condenou o Levita e o Sacerdote que passaram e não o socorreram, mas elogiou o Samaritano por ter praticado a caridade.
São Paulo não recrimina o prestigio que alguns têm por serem entendidos e estudados, como o Levita e o sacerdote, mas questiona a alienação e a indiferença de certas pessoas em relação aos problemas dos que sofrem e vivem à margem da sociedade.
"Ainda que falasse as línguas dos homens", inglês, francês, espanhol, italiano, português e dezenas de outras línguas, mas não souber falar a linguagem do amor e praticar a caridade, de nada valem todas as línguas estudadas.
Se alguém concluir um curso superior, acadêmico e fazer mestrado, doutorado e frequentar congressos e cursos de especialização, mas vive distante dos problemas do povo, sua cultura não passa de uma inútil erudição.
Se alguém passar os finais de semana em festas, boates, farras e diversões, sem ver a fome, o desemprego, o analfabetismo e a miséria, sem escutar o grito abafado do povo que se arrasta à margem da história, tudo o que ele viveu voluptuosamente não lhe serviu para nada.
Se alguém foge dos desafios, fica de braços cruzados, de boca fechada, de cabeça vazia, surdo aos apelos gritantes do povo, cego diante das situações e realidades que o rodeiam, é como se estivesse rasgando a Carta de São Paulo à Caridade.
" Se alguém disser de ter tamanha fé a ponto de transportar montes, se não tiver a Caridade, não è nada.. O que somos e o que fazemos para ajudar o próximo, vale muito mais do que fazemos apenas por nós mesmos..
Muitas atitudes, como o orgulho, a vaidade, a ambição, a ganância, são sentimentos e deslizes que não engrandecem o ser humano, embelezam as pessoas por fora, mas por dentro alma fica num infinito túnel. 
Precisa relativizar tudo o que é passageiro, transitório, tudo o que existe apenas por um breve momento e entregar-se a algo que é imortal, a algo que continuará para sempre. Somente o Amor ao próximo é eterno e imortal.
Por isso são Paulo exalta a Caridade como única e verdadeira fonte de vida.
"Tudo passará, mas a Caridade jamais acabará. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade. Porém a maior delas é a Caridade”. (1ª Cor 13,1-3).