terça 30 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

As férias de julho, uma oportunidade para unir a família

30 junho 2023 - 05h00

As férias de janeiro como também as férias de julho, constituem uma grande oportunidade para o casal colocar na pauta passar um pouco mais de tempo com os filhos, que com a conclusão do primeiro semestre, recebem alguns dias de férias.
As férias se tornam uma experiência privilegiada para a família. 
Nem sempre, em tempos de estudo ou de trabalho os cônjuges e os filhos podem praticar atividades esportivas ou fazer excursões e passeios ecológicos.
Por isso a família programa suas férias para lugares, praias, lagos, sítios onde ela encontrará diversões e distrações.
Durante as férias, porém, é necessário incentivar a relação com a natureza, com visitas em reservas ecológicas e parques, passando horas agradáveis, fazendo trilhas, cheirando os perfumes das plantas, sobretudo das aromáticas.
Os cidadãos que diariamente vivem na cidade o problema da circulação, do trânsito congestionado, especialmente dos engarrafamentos, o perigo das multas, que gastam horas para ir e voltar do trabalho, o que constitui cansaço físico, desgaste e nervosismo intolerável, que ficam horas e horas esperando nas filas diante dos bancos ou do INSS, não veem a hora de sair de sua cidade, enquanto esta lhes causam transtornos, estresse, desgaste físico e emocional, sem facilidades, nem opções de lazer coletivo
Os cidadãos devem familiarizar-se com as múltiplas atrações que a natureza oferece, saindo da rotina da vida na cidade. Na correria do dia a dia esta é uma necessidade cada vez maior. Se não acontecer um período de descanso, haverá antes ou depois um distanciamento entre os cônjuges, e entre pais e filhos. E enquanto muitos ficam sem atingir a desejada integração com a natureza durante as férias, outros cidadãos se organizam para ir ao lugar A, ou ao lugar B, para longe da cidade, no seio dos vales, para ouvir os soluços de fontes e assistir às rumorosas caídas das águas de cascatas. 
A rotina cotidiana das pessoas é muito burocrática, serviçal e formalista. As férias podem mostrar que no tempo livre o valor da pessoa não depende mais da função que desenvolve no trabalho ou da função social exercida, mas apenas de suas qualidades pessoais que lhes permitem viver relações sociais mais criativas, humanas e fraternas. A natureza deve encantar, fazendo escorrer a seiva da vida, a alegria do encontro, o prazer da companhia, da conversa solta, longa, e sem relógio. Nas pautas das próprias dores é preciso incluir também os lindos momentos de paz e de alivio, se alimentando ao seio da mãe natureza.