domingo 28 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Com o feriado do 1º de maio, Suzano conclui suas homenagens à cidade

28 abril 2023 - 05h00

No dia 1º de maio, em nossa cidade e nas outras nações se comemora o Dia do Trabalhador e a Festa religiosa de São José Operário.
Na verdade, em Suzano no dia 1º de maio estará se concluindo a programação dos eventos organizados para comemorar o 74º Aniversário da emancipação político- administrativa da cidade.
A população aproveitou muito bem durante todo o mês de abril e sobretudo nestes últimos dias do mês para acompanhar no Parque Marx Feffer as várias atrações extravasando toda a alegria de se comunicar com artistas, educadores e com os organizadores.
Precisou de muito trabalho por parte da Administração chefiada pelo sr. Prefeito Rodrigo Ashiuchi e pela primeira dama sra. Larissa, para levar adiante toda a programação. O desempenho foi persistente e laborioso, honrando o aniversário da cidade.
Honramos também, no dia 1º de maio, São José Operário, um santo tão amado e venerado, pois nele se reflete a história de tantos trabalhadores, de suas lutas e de seu sofrer.
Aproximar-se do mundo do trabalho é entrar em contato com as primeiras palavras que Deus confiou aos homens depois da dolorosa desobediência e ruptura de comunhão do homem com Deus. "Tirarás da terra com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto". (Gen.3,17-19).
Não há motivos para humilhação. A função subsidiária do trabalho é necessária e justa para a realização da vida humana aqui na terra. 
Não fica bom, porém, ver muitos, que movidos pelo sonho de melhorar de vida, ganhar independência financeira e poder ajudar a família, aceitam também o trabalho escravo no campo, nas confecções, nas construções ou na prostituição. Em termos de cidadania, os desempregados são pessoas em situação de vulnerabilidade, que entre as outras coisas, após muitas tentativas na busca de um serviço, caem no alcoolismo ou no uso de drogas e tornam-se presas fáceis de pessoas que buscam violar a sua dignidade através da exploração a qualquer custo.
O trabalho humano, até o mais humilde é comparado na Bíblia com a obra criadora de Deus. A pessoa que trabalha com as novas tecnologias ou de maneira manual e artesanal tende a se configurar com o Criador.
Podemos dizer que o homem e a mulher trabalhando continuam o serviço de Deus na manutenção da criação e da natureza, se auto realizam como pessoas e colaboram com o crescimento e o desenvolvimento da cidade.
São milhares, os trabalhadores que desde as primeiras horas do dia se dirigem ao trabalho, a maioria são jovens, tão numerosos a ponto de congestionar os espaços que eles percorrem.
A população continua lutando, arrisca tudo, para poder trabalhar e não ficar ociosa nas praças, nas ruas ou nas casas. Chega aos limites de sua resistência, de suas forças e de sua segurança para não perder o seu trabalho. Que São José proteja os trabalhadores com o seu amor puro e santo.