segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Datas que marcam as lutas dos Afrodescendentes no Brasil

19 maio 2023 - 05h00

13 de maio de 1888 a Rainha Isabel decretou a Abolição da Escravatura no Brasil.
21 de novembro Dia da Consciência Negra
Há campanhas e associações com homens e mulheres negros que comemoram nas datas citadas e em todo momento, a luta dos afrodescendentes pela igualdade e liberdade, mas infelizmente existe ainda nos dias de hoje o racismo e o preconceito.
As coisas mudariam para os negros se houvesse uma política em favor da negritude, criando um mercado de trabalho que absorva essa população, capacitando-a a tornar-se financeiramente independente, estimulando o emprego e melhorando as estruturas públicas da saúde, da educação, da moradia, do trabalho, para que não fiquem prejudicados pela ineficiência das políticas públicas, os negros e o resto da população pobre e carente. Se as estruturas públicas não melhorarão os níveis de atendimento e de prestação de serviços, os pobres ficarão sempre pobres e a desigualdade continuará.
Consta, de fato, que quase todas as famílias da classe média escolhem escolas particulares, planos de saúde particulares, serviços particulares. Está aí a rejeição para as coisas públicas, a exceção dos cargos municipais, estaduais e federais, distribuídos pelo clientelismo partidário.
Há, porém, no Brasil o fenômeno da miscigenação que gera mestiços e mulatos, pardos e morenos que constituem o novo formato da população brasileira. Os negros vêm de um passado sofrido, sem glórias e sem liberdade e vivem um presente e um futuro cheio de incertezas reais. É por isso que permanecem muitas desigualdades entre os grupos sociais.
Mas não há motivos para a humilhação e revolta. Todos os povos que vieram para o Brasil, livres ou escravos, são hoje cidadãos livres capazes de fazer valer o princípio fundamental: " Todos os homens são iguais", “Todos somos irmãos”. Os afrodescendentes são filhos desta terra e receberam calor e cor do solo africano e brasileiro, destreza e agilidade, inspiração e criatividade na arte, na dança e no vestuário, e cultivam tradições e costumes africanos. No entanto, ainda hoje somos atormentados por más notícias de jovens negros sendo ameaçados, perseguidos e assassinados. Por que isso acontece? É porque em uma cultura e sociedade racista, a inocência e a dignidade dos negros e dos pobres não são consideradas. São sempre suspeitos de serem os autores do crime ou infração. Eles são presos e muitas vezes assassinados sem qualquer investigação sobre os fatos. A sociedade foi e continua sendo dilacerada pelo racismo que gera ódio, preconceitos, prisões. De todos os lados, nas páginas dos jornais, em todos os canais, somos assaltados por más notícias. de cenas contra negros e índios. Que os braços fraternos de todos se unam na batalha pela igualdade cidadã, porém, o frágil tecido social continua a tremer, com cenas racistas acontecendo hoje. Que os negros e afro-brasileiros nunca deixem de acreditar no reconhecimento de seus direitos e cantar canções de paz, para que o mundo se torne mais humano e fraterno. No entanto, um novo caminho se abre para todos os afrodescendentes e indígenas, não porque tenha sido instituído um dia especial para eles, mas porque brancos, negros e índios estão engajados na luta por um novo Brasil, celebrando a vitória contra o racismo e desigualdade, contra a impunidade e a corrupção.