sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Na história de Suzano é viva a memória do Sr. João Braghiroli

02 dezembro 2022 - 05h00

Não é apenas com sentimentos de amizade e saudade que quero falar do sr. João Braghiroli, falecido em janeiro de 1999, e comemorar o centenário do seu nascimento (1 de dezembro de 1922- 2022) trazendo ao conhecimento dos suzanenses as obras por ele realizadas ao longo da sua vida em benefício da cidade e da população.
É fazer jus a um homem que marcou a história de Suzano, como pessoa que a partir de 1944 criou com seus irmãos Walter e Ciro a primeira gráfica da cidade em impressos comerciais e trabalhos de litografia, que além da família Braghiroli, contava com a ajuda de mais seis funcionários. Era a Gráfica JOWACI, uma abreviação do nome dos três irmãos (João, Walter e Ciro).
O sr. João devotou sua vida ao trabalho e em 1950 convidou o então jornalista Thadeu José de Moraes para criar o primeiro jornal impresso da cidade, a “Folha de Suzano”.
Ao investir em outros serviços, se tornando proprietário em 1952 da primeira loja de eletrodomésticos, a Mercantil Suzanense, o sr. João não tateava no escuro, mas brilhava como um empreendedor visionário, que acreditava no tamanho dos seus sonhos.
Em 1956, se tornou sócio do maior posto de gasolina de Suzano, o Posto “Mesmo”.
Em 1964, Walter, irmão de João, o incentivou a voltar ao ramo gráfico. Os dois irmãos se uniram então a outros três sócios e fundaram a Gráfica Sorcibra Ltda, dedicada a impressos comerciais. Depois de se consolidar no ramo de impressos comerciais, a Sorcibra iniciou suas atividades na área de embalagens de papel cartão.
O ramo de embalagens da Sorcibra cresceu tanto que, no ano de 1974, João e Walter, agora sozinhos na sociedade, decidiram fundar outra empresa, dedicada apenas ao segmento de papel cartão. Era fundada então a nova empresa, a Emibra, cujo nome era uma abreviação de Embalagens Irmãos Braghiroli. Em 1979, os filhos de João, Wanderley, Waldir e Wagner Braghiroli, assumiram a empresa ao lado do pai. E foi assim que João escreveu sua história, colocando no comando da empresa seus filhos, que eram os profissionais que mais conheciam sua dedicação e também os mais aptos a fazerem jus a tanto esforço.
Com o encerramento da Sorcibra em 1984, a Emibra passou a receber toda a atenção dos quatro sócios. Em 1988, com orgulho, João observou a terceira geração da família nos negócios. Com o passar do tempo, a Emibra foi crescendo e se fortalecendo no mercado.
A família se uniu para encontrar o terreno ideal e acompanhar de perto a construção da nova sede, a materialização de um sonho. Assim, a nova Emibra foi implantada em 1995. Esta sede tinha sido estrategicamente planejada em um terreno de 6.200m², onde todos os dias milhares de embalagens são impressas. João faleceu em janeiro de 1999, mas sua história que ainda hoje vive é de um homem visionário e empreendedor, que deixou impresso nas pessoas o sobrenome Braghiroli, como sinônimo de empreendedorismo.
A natureza do sr. João era muito sábia e caprichosa, homem simples e laborioso, se dedicando tanto ao trabalho e sobretudo à família, à sua esposa Guiomar, aos três filhos e aos 8 netos.
Não chegou a devolver parte de sua vida aos bisnetos e conhecer o belo “conjunto” das lindas graciosas, educadas e felizes criaturas.
( Fonte: Biografia do sr. João, da família Braghiroli )