terça 30 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O Dia dos Avós

21 julho 2023 - 05h00

É justa e merecida a data do dia 26 de julho, escolhida para homenagear os avós.
Na verdade nesse dia a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Maria e avós de Jesus.
Enquanto Maria e José tinham o compromisso e a obrigação de educar e cuidar do filho, os avós Ana e Joaquim usavam apenas do carinho e da presença afetuosa para alegrar o coração de Jesus, não tendo, como todos os avós, responsabilidade e papeis fixos, oficiais e preestabelecidos. 
Desde sempre, os netos tiveram na casa dos avós um espaço para crescer e um modo de viver mais satisfatório, tornando-se o contato com eles, um importante alicerce da vida. Toda a experiência dos avós constitui um rico patrimônio para a vida e o futuro do netos, que ao conviver com eles, num clima de maior liberdade e abertura, podem melhorar o desempenho de suas atividades escolares e profissionais.
Se aos netos for oferecida, desde os primeiros anos de vida, a oportunidade de frequentar a casa dos avós, com certeza eles terão a possibilidade de descobrir um mundo mágico, encantado e fantástico, vivendo com o vovô e a vovozinha uma relação ideal, um bom contato afetivo que se expressa em uma proximidade efetiva: carinho, atenções concretas, colo, afeto e amizade.
Os avós são amigos e companheiros dos netos, confidentes e cúmplices, afetuosos e compreensivos, mais disponíveis a certas concessões e acima de tudo são fontes inesgotáveis de sabedoria. Eles são um ponto de referência essencial e indispensável, não somente pelos netos, mas também pelos filhos e por toda a família.
Infelizmente, embora tantos elementos (especificamente psicológicos e de ordem sociológicos concorram para fazer dos avós uma instituição basilar da sociedade humana, acontece que tal referência vem cada vez mais diminuindo, porque as crianças frequentam escola, academia, fazem natação, curso de língua e acabam por não ter muito contato com os avós.
O apego dos netos aos avós, constitui para os pais, alívio do peso material da vida, por meio de uma repartição de tempo e de encargos. Geralmente quando faltam os componentes do mecanismo do apego aos avós, os períodos críticos na vida dos netos são maiores. Na melhor das hipóteses, quando os avós dividem com os netos a mesma casa, mesmo que isso acarreta acomodação fantástica, tal permanência funciona como ponto importante de referência.
Muitos avós são jovens ainda, cheios de vitalidade e podem ficar muito bem ao lado dos netos, orientando os passos e mostrando os avanços que as novas tecnologias apresentam, além de responder com segurança a tantas perguntas insistentes e a tantas outras interrogações, dúvidas e indecisões dos netos.
Há tantos motivos que nos devem levar a dedicar redobrada atenção à figura dos avós, como fonte de amor e de vida para todos os membros da família.