sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Pe.Vicente, articulador do Estatuto do Idoso no Estado de São Paulo, faleceu em Mogi das Cruzes

15 março 2024 - 05h00

A Itália, que era tudo em sua vida, onde viveu a infância, a adolescência e parte da juventude, ficou para trás, Pe. Alfredo (Vicente) Morlini deixou a sua pátria e veio para o Brasil. A alma de toda sua família italiana, hoje está ferida, mas orgulhosa pela grandeza de um filho da casa Morlini que no exercício do ministério sacerdotal fez muitas pessoas felizes.
Alfredo, no vivido e apaixonado tempo da sua juventude, ouviu muitos ruídos no seu coração, fortes e misteriosos. Felizmente, o tempo e seus embates, trouxeram-lhe a alegria do chamado do Senhor a ser Padre e missionário.
A família chegou a pensar que por ser o Brasil tão distante da Itália, Pe. Alfredo nunca mais iria voltar para sua terra. Restou silenciosa quando partiu e fica silenciosa hoje, com a sua morte.
Pe. Vicente, no primeiro momento, colocou no coração e na alma o amor pelo povo nordestino, mas logo em seguida veio à São Paulo e se incardinou na Diocese de Mogi das Cruzes. O sonho de um povo livre, por ser oprimido, o levou a assumir uma luta desafiante e promissora em vista de novos tempos.
À diocese de Mogi das Cruzes, Pe. Vicente deu a sua vida inteira. Acolheu em seus braços os mais frágeis, os idosos. Devolveu-lhes o sentido de família, de bem-estar e de serena convivência social.
Foi mestre de alunos na Universidade de Mogi das Cruzes. Esteve ao lado dos 4 Senhores Bispos que governaram a Diocese e do atual Bispo Dom Pedro Luiz, que em suas visitas ao Instituto Pro+ Vida e nos dias da doença, doou sua benção e seu abraço fraterno ao querido enfermo.
Pe. Vicente entregou a Deus o futuro das três Instituições que ele fundou em Mogi, em São Paulo e Caraguatatuba. Seja belo o porvir das casas que acolhem os irmãos com idade mais avançada. Quanta ansiedade na vida dos que vivem no Instituto Pro+Vida. Quanta dor patente, naqueles rostos e mais nos seus olhos, tudo fala de um sofrer ingente. A presença de Pe. Vicente no meio deles, tornou-lhes doce o sentido muito amargo de viver longe dos familiares e o sacerdote lhe restituía paz e tranquilidade.
Ideias, opiniões, conceitos, verdades, Pe. Vicente os espalhou e semeou com gosto, forma e jeito, com arte e talento, para o bem das pessoas e no respeito da consciência de cada um. Na sua existência foi sempre alegre, de bom humor e ousado nas suas iniciativas. Todos o admiravam e dele sempre se lembrarão.