quinta 02 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Poema ecológico em homenagem ao Dia Meio Ambiente

27 maio 2022 - 05h00

Dedico esse poema ecológico à Criação, à Natureza, à Mãe Terra, ao Meio Ambiente, à Pastoral da Ecologia.
Colocamos em cada canto da cidade um pouco do nosso amor na defesa da natureza, e do meio ambiente, para que a cidade se torne em cada canto, o recanto de um virtuoso e majestoso porvir. Temendo um futuro desastroso, proteger queremos a Mãe Terra e o planeta nossa Casa Comum. Enfeitar queremos nossos parques, nossas praças, casas,
e jardins, com flores, rosas, lírios e dálias. Queremos rodear e adornar todos os muros e cercas, janelas e sacadas com mais folhagens e cercas viva e altas. Queremos encher de plantas e frutos a terra e o solo.
Queremos ver a natureza, a Mãe Terra, as colinas, as serras, todas revestidas e enfeitadas com tintas e cores esplendorosas, e respirar cheiro agradável e perfumado.
Pela ingrata humanidade que explora e devasta as matas e serras, amargadas e sofridas, é necessária uma solução, pois tudo precisa fazer para torná-las belas e puras.
De toda a Criação, Deus é o senhor. Ela é sua, mas também é nossa moradia, noite e dia, por isso precisamos amar e cuidar dela como uma noiva que quer entrar na Igreja tomada pelos olhares dos convidados que se encantam com as suas vestes.
Ninguém é dono da natureza, do planeta terra e da mãe terra. De Deus vem toda vida, toda graça e toda bênção.
Porém, no meio de tantas vozes, há os bons e os maus cidadãos, que não respeitam o Meio Ambiente, não separam o lixo orgânico e húmido do sólido, que em larga escala invadem áreas reservada e protegidas.
Terra bendita, que abriga todos os seres vivos, todas as espécies de plantas, todos os animais, aves e répteis, que abriga todo lixo orgânico e húmido, mas sofre quando é maltratada, explorada e quando nela o lixo solido é soterrado.
Vidros, metais e material plástico sufocam a terra e a oprimem de toda dor.
Terre bendita, se respeitada será sempre o nosso abrigo e o nosso paraíso, pois Deus preparou para nós, novo Céu e nova Terra.
Terra bendita, nossa mãe, nossa Casa Comum, nós te amamos e por ti nós zelaremos, como cidadãos que reconhecem a beleza e a grandeza a obra do Criador.
Cuidar do Meio Ambiente é um compromisso de vida, um ministério. Um ministério não no sentido eclesiástico ou teológico, mas um ministério que tem suas raízes no Cristianismo. 
Jesus amava a natureza e nos ensinou a tomar todo cuidado com ela.