sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Ser Pai em tempo de pandemia

06 agosto 2021 - 05h00

É o segundo ano que comemoramos o Dia dos Pais num cenário familiar de maior democratização e participação do pais na vida dos filhos.
Nestes dois últimos anos, a figura do pai ficou mais conectada com a vida do lar, passando a ser, quase todos eles, mais amorosos, compreensivos e tolerantes, mostrando mais afeto, colo, companheirismo e amizade.
À causa do isolamento, ou pelo trabalho realizado em casa, ou per estar dispensado do serviço, com certeza, foi maior a presença do pai no lar, ajudando também a esposa na casa e nos serviços domésticos.
A maneira do pai de se relacionar com os filhos, pequenos ou adolescentes, durante a pandemia, passou a ser menos severa e disciplinadora, e mais prudente, discreta, respeitosa. No período mais rigoroso do isolamento, parecia que a casa era o seu mundo, mas sabemos que o seu lugar não é apenas a sua casa. Ele participa da luta para um mundo melhor, um progresso maior e para garantir aos filhos um futuro do tamanho que os mesmos filhos desejam.
A postura do pai é de agir com autoridade e não ser autoritário, não.
Pai autoritário é aquele que com uma certa inflexibilidade, impõe práticas e observâncias rígidas, com um sistema de controle externo e muitas vezes arbitrário. O medo de perder o controle da situação doméstica faz com que policie todos os dias os filhos durante as 24 horas. Acha de ser um excelente pai e não consegue perceber que sufoca seus filhos a ponto de ser responsável pela insegurança e baixa autoestima deles.
Os filhos percebem a existência de um controle autoritário, submetem-se ao invés de criar um sentido interior de responsabilidade. O pai que age, ao contrário, com autoridade mostra com o seu comportamento o que é certo ou errado, o bem e o mal. Assim sendo, obviamente, os filhos serão bem mais sensíveis e cuidadosos com suas escolhas, atos e ações.
Que a nossa oração pelos pais seja de bênçãos e de gratidão." Senhor fazei que os pais tenham a capacidade de mostrar sua grandeza moral e espiritual, para a felicidade e a união da família. Concedei-lhes as graças e os auxílios necessários, para que possam cuidar de todas as necessidades familiares, ter uma casa digna e oferecer aos filhos um ambiente saudável, evitando que sejam alvo de traficantes e manipuladores, com o risco de se tornarem meninos de rua, trombadinhas, passando a noite debaixo de pontes ou se prostituírem.
Não falte nos lares pão e comida, não falte nada. Que o pai tenha estabilidade no emprego para planejar um futuro melhor pelos filhos e responsabilidade para segurar o rumo e a rota". Neste dia dedicado aos pais, queremos dirigir a eles palavras de encorajamento a viver uma vida serena ao lado da esposa e dos filhos, agradece-los pelos passos dados na conquista de seus objetivos, na linda aventura e na busca do que de melhor há de vir. O tempo vai passando e deixa no rosto dos pais os sinais de quem luta, planta, aduba, e constrói uma história, com suor, fadiga e sangue de seu próprio ser. Os pais são feitos à semelhança de Deus, são fontes de vida e de amor.