sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Suspensos entre o Covid-19 e a Vacina

30 janeiro 2021 - 05h00
Devido à pandemia do Covid-19, as fases mudam continuamente, entre: vermelha, amarela e verde. Ainda não chegamos a retomar a vida normal e rotineira. O resultado trágico dos infectados e dos que morrem sem oxigênio está visível aos olhos de todos.
Não passa um dia sem ver pelos canais televisivos e ler nos jornais, os fatos tristes que afetam a população. Aumenta sempre mais a espantosa lista dos mortos. O Covid-19 semeia o que de pior pode acontecer ao ser humano, internação, falta de leito na UTI, isolamento, intubação ou morte.
Todo dia, batendo na mesma tecla, com uma carga excessiva de informações, quase a serem contados capilarmente dia após dia os que morrem, os infectados, internados, os mortos, os recuperados, os que já foram vacinados e os que estão à espera de um milagre, sintomáticos e assintomáticos.Estamos vivendo suspensos entre o medo e as normas estabelecidas pelos governos por causa do Covid-19 e a esperada vacina. Vivemos suspensos entre a dependência e a autonomia ou autodefesa das influências externas contando com os anticorpos que cada pessoa possui. Sem dúvida, governos, organismos científicos, laboratórios investiram enormemente para o desenvolvimento da vacina seja no ocidente ou no Oriente. Esperamos que os resultados dos investimentos tragam paz e maior tranquilidade à população após a vacinação coletiva. No entanto, até que a vacina não possa ser oferecida à todos, viveremos constantemente na tensão entre dependência de normas e o desejo de um retorno ao ritmo rotineiro de trabalho e de vida.
A necessidade da vacinação contra as tantas doenças que afetaram e afetam a humanidade, sempre foi de grande importância pela vida das pessoas e de toda a população. Ao não se vacinarem, crianças ou adultos arriscam a própria vida.
O desafio é vacinar todos. É saber criar e incrementar fortemente a imunidade natural das pessoas, para poder resistir aos ataques de gotículas infecciosas e bactérias, através de uma solidariedade fundamentada no equilíbrio com a natureza, com o meio ambiente, com os cuidados a serem tomados na alimentação, no descanso e no relacionamento familiar, social e comunitário.
Seja bem vinda a vacina, a ser usada como contra-poder capaz de barrar a expansão do Coronavirus. Para alcançar este objetivo ela deveria chegar em todos os cantos do Brasil e do mundo, vacinando capilarmente um por um, todos os cidadãos.Tudo será possível, mas somente na base sólida de novas atitudes, novos comportamentos familiares e sociais e de novos dinamismos culturais e tecnológicos.O sucesso está sobretudo na formação e educação, mas também na gestão do bem comum, para que todos tenham condições de ter uma vida digna em todos os seus aspectos, material, religioso e social.
O milagre que nós imaginamos vir de Deus, está o tempo todo muito perto de nós. Ele não tem nada de estrondoso e mirabolante. Consiste apenas no salto qualitativo sanitário, psicológico e espiritual. A existência é repleta e cheia de embates, mas a nossa alma que embeleza todo o nosso ser, se tiver como referência Aquele ao qual se dá o nome de Ser Divino, nos fará saborear um pouco da sua divindade já aqui na terra. A fé e o amor nos farão viver coisas inesperadas., mas que estão ao alcance dos que vivem a santidade.