sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A difícil marcha das adolescentes grávidas

24 novembro 2017 - 05h00
Não há nem hora, nem dia para acontecer na cidade, a marcha das adolescentes grávidas, no entanto, pode acontecer a qualquer momento, a marcha para a vida de uma adolescente grávida. 
Será uma marcha difícil e dolorosa, porque mesmo explodindo de energia, toda a estrutura da adolescente ainda não é profundamente madura. 
Os seus olhos, acostumados a contemplar carinhosamente todas as coisas bonitas que estão ao seu redor, de repente dirigem-se apenas para o seu corpo grávido. 
Se antes se alegrava por amar com o coração de criança, agora passa a amar com o coração de mãe. Se antes o seu jeito era de adolescente, com a gravidez passa a se comportar como mulher.
A adolescência já não poderá sorrir triunfante, pois a vida não será mais como antes. No seu corpo novas sensações encontram eco e o seu ventre dá sinais de uma nova vida. 
Se o pai do bebê foge de seu compromisso e não seguir junto ou andar junto da mãe, para marcarem juntos na agenda os passos a serem dados, com a felicidade que pode nascer se estiverem um ao lado do outro, a marcha para a vida será ainda mais difícil. 
Reconheço que é difícil para uma família com uma filha adolescente grávida, seguir feliz ou contar a notícia da gravidez precoce de ouvido em ouvido, como acontece quando a gravidez é esperada e planejada. 
A mãe adolescente deve deixar escola, shows, bailes noturnos e se preparar para parir o bebê, com uma disposição mais acolhedora e favorável. 
A adolescente não pode ser deixada sozinha, é importante o apoio do pai e das famílias ou dos Centros de Atendimento a meninas grávidas. 
Desesperadas pela gravidez indesejada e inesperada, chegam ao ponto de no começo, querer rejeitar o vínculo de mãe com a criança.
No pré-natal a adolescente aprenderá o valor da vida e do ser humano que ela guarda no ventre, aprenderá a superar o medo com o que há de vir: família tradicional, inconformada com o mau comportamento da filha, isolamento, falta de recursos e outros fatores.
No momento do parto o coração pulsará forte de emoção, em acolher uma nova vida, que deverá ser amada pela mãe biológica ou ser adotada por uma família que não deixará faltar amor e carinho para o bebê. 
Que os primeiros sinais de uma vida nova sejam de encanto e não de espanto, protegendo o embrião que respira e boceja e só precisa de amor, de oxigênio e ar e de um lugar garantido no ventre da mãe. 
O processo da fecundação do óvulo é humano e divino, basta esperar a criança recém nascida abrir os olhos, para contemplar o grande mistério da vida