sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A força da alegria

05 novembro 2017 - 05h00
Você é uma pessoa alegre? Não estou falando daquele tipo de alegria artificial, produzido por fatores externos e passageiros. Você pode estar alegre quando está festejando com um grupo de amigos, ou quando está fazendo algo de que gosta muito; mas saindo dali, o que foi feito de sua alegria? "Alegria" não se refere a sorrisos falsos, produzidos para vender uma imagem de felicidade, quando, na verdade, a realidade é bem outra. Falo da alegria que transpõe circunstâncias. É possível ter a verdadeira alegria, apesar dos problemas que enfrentamos no cotidiano da vida? Sim, é possível. 
A verdadeira alegria começa com a certeza de que tudo que passamos aqui neste mundo é temporário e de que Deus usa esse tempo para completar a obra Dele em nós. Como cristãos, não andamos pelo que vemos, mas sim pelo que cremos. Sendo assim, temos a certeza de que Deus está no controle de tudo. Podemos, então, estar alegres, sejam quais forem as circunstâncias. 
A alegria é um dos frutos do Espírito Santo em nós. (Gálatas 5:22) A presença do Espírito Santo em nós produz amor, alegria, paz, paciência, bondade e muitas outras qualidades geradoras de vida, as quais não conseguimos produzir pelos nossos esforços. Por vezes, nos momentos difíceis, deixamos que a tristeza e a depressão tomem conta de nós. 
Dessa forma, tornamo-nos murmuradores, pessimistas, "chatos e azedos", entristecendo o Espírito Santo de Deus. A vida é difícil e, certamente, mais difícil do que uma atitude mental positiva possa suportar, muitas vezes. Todos nós passamos por "tempestades" na vida. 
Mesmo quando estivermos enfrentando dificuldades, sejamos gratos a Deus, pois Ele nos dá razões reais para acreditarmos que essas "tempestades" vão passar. Até mesmo as circunstâncias difíceis podem-se transformar em motivo de alegria, quando nos permitem lembrar que Deus tem promessas para nós, que se cumprirão no tempo certo. 
"A alegria do Senhor é a nossa força". (Neemias 8:10) Sem alegria ficamos vulneráveis em todos os sentidos. Os sentimentos são importantes e devem ser considerados; no entanto, não devem ser nossos principais orientadores, porque a Bíblia diz que nossos sentimentos são enganosos. Em vez disso, deixemos a verdade da Palavra de Deus nortear nossos sentimentos. 
Podemos ter alegria através da gratidão, do louvor, da comunhão, da unidade, da obediência a Deus, da convivência em paz, da segurança da salvação, da certeza de que Deus nos ama e jamais nos abandonará. 
Quando estiver passando por momentos ruins, louve o Senhor, através de um cântico de adoração, através de uma oração sincera, através da leitura da Palavra de Deus. O louvor traz alegria para a nossa alma, libertando-nos da tristeza e da depressão. Você precisa de alegria verdadeira? Deus tem para dar àqueles que O buscam.