sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Amigo

22 julho 2017 - 06h00
Só posso homenagear os amigos que foram chegando e ficando mais e mais próximos. E, com toda a certeza, o que posso fazer dia a dia é agradecer-lhes por permanecerem a meu lado. 
Essa semana passamos o Dia do Amigo, ou Dia da Amizade. E fiquei lembrando da minha felicidade em poder ter conquistado vários amigos ao longo da vida. E alguns por ter conseguido serem mantidos por muitas dezenas de anos. 
Tenho visto que as gerações mais novas não atentam muito para as amizades. Para muitos deles, "amigos" são os que fazem parcerias em algumas de suas práticas. São para eles apenas os que lhes acompanham. Não há maior respeito pela intimidade de cada um.
Há muitos anos fiz um poema em honra de amigos que me emocionaram ao longo da minha vida. Claro, o título era "Amigo", bem singelamente. E dizia coisas simples que os versos permitem. Vejamos essas estrofes:
"amigo é o irmão/ que escolhemos/ quem nos traz/ o abraço que acende/ a luz do encontro/ na paz do aperto de mãos//
Sei lá, tem vezes que nem os escolhemos, mas, como somos, tão frequentemente, lentos, vamos aos poucos descobrindo, vamos nos apercebendo, do amigo ao nosso lado.
"amigo é o caminho/ que se abre em união/ a parceria no segredo/ faz a quebra do medo/ no encanto a magia/ a descoberta no espanto// 
Os amigos, de fato, e tantas vezes, nos indicam direção a seguir. Por vezes nos mostram a vida a frente. Mesmo que tantas vezes nem o desejemos, ou por outra, sem que nem nos demos conta da alameda iluminada mais a frente. 
"amigo é a intensidade/ o coração que pulsa/ quem divide o ar na tristeza/ ou em meio a alegria/ é o manto de rendas/ que envolve o alento//
Quem não teve um dia triste? Quem não teve uma alegria imensa? Fazem parte do percurso. Mas essa intensidade, se repartida, fica mais acessível. Podemos passo a passo ir percorrendo sem maiores choques a que nossa sensibilidade se expõe.
"amigo não se mede/ nas palavras antigas/ com que o vemos/ é tão vasto/ não tem tamanho/ se alarga no tempo"
Uma amigo não é maior que outro. De longe somos todos iguais. Mas os amigos são diferentes. Porque as pessoas são diferentes. Somos todos diferentes de perto, como já disse um poeta, lembra de "Vaca Profana"? Pois é, um amigo é sempre para se observar de perto. E da sua própria maneira, com certeza.
Uma amizade sempre será um poema. Cada verso sempre sendo construído linha a linha, som a som, uma palavra depois da outra. E mil imagens de cada emoção se aglutinando em nosso peito. 
Pense em você, já chegou a maturidade? Pois tenho amigos pessoais desde a juventude. Mesmo que tenhamos mudado imenso ao longo da vida. Tenho amigo até do tempo de infância, ainda que estejamos há vários anos distantes um do outro. Sabemos que contaremos um com o outro. Que tal se aproximar das pessoas. Interessado em o que elas tem, no que elas são? Amigo se vai fazendo.
Ah, lembrando: esse poema "Amigo" recebeu música. Fiz pouco após os versos dispostos. Mas não gravei e, com o tempo, esqueci.