quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Celular que atrapalha

26 setembro 2017 - 06h00
Na calçada observo o trânsito e percebo que apesar do semáforo verde para aquele motorista distraído com seu celular, ainda não percebeu que agora atrapalha os demais motoristas.
O outro, no semáforo recém-fechado já busca ávido as notícias pelo WhattsApp e ali vai se distrair, esquecendo que no momento sua função é ser motorista,
 
Outro atento ao celular, não conversa com os companheiros de viagem. E isso acontece não só no trânsito. Pode ser no trem, no ônibus, no metrô, no restaurante, na lanchonete, na rua, em casa...
Todos vivem ligados em seu celular, afinal, do outro lado alguém espera ansioso por uma resposta, mesmo em forma de figurinha.
 
As mensagens atrapalham muito, talvez mais do que atender uma ligação com o aparelho ligado nalgum equipamento moderno que atualmente existem nos veículos e que permite até que o motorista conduza seu veículo sem deixar de usar as mãos no volante, mas que também pode distraí-lo bastante caso receba alguma notícia que cause impacto em seu emocional e, que certamente poderá ocasionar algum acidente.
Também no trânsito podemos observar que o motorista ligado ao celular e desatento ao rumo do seu veículo não o mantém alinhado e assim causa tumulto se desviando ou deixando o veículo sair do rumo, atrapalhando a vida de pedestres e motociclistas que necessitam passar por ele.
 
Desde que os celulares receberam inovações em termos de comunicação e se tornaram bem mais interessantes pelo acúmulo de informações que neles recebemos as conversas, os papos reais foram deixados de lado por um relacionamento virtual com os amigos e familiares e, isso um dia nos fará repensar algumas atitudes que deveríamos ter tomado e não tomamos por conta do uso desse equipamento...
 
Num tempo em que a população mundial vem aumentando substancialmente, vemos que a solidão é cada dia mais frequente na vida do ser humano. Sozinho à noite, muitas vezes sem nem mesmo acender as luzes, a pessoa se mantém distante de seus familiares, sem conviver de maneira saudável, não conversa, não faz questão de fazer refeições no mesmo horário, mantendo a alegria da vida real, trocando ideias, rindo, sabendo dos últimos fatos acontecidos com seus irmãos, seus pais ou seus companheiros e filhos.
Enquanto isso os consultórios de psicologia vão se tornando o único lugar onde as pessoas se comunicam e, pagam para isso e se sentem aliviadas ao encontrar um lugar onde serão ouvidas, sem que um aparelho de celular toque e interfira na comunicação.
 
Algumas pessoas sem condições financeiras de bancar o custo desses profissionais e sem encontrar amparo no sistema de saúde público, acabam sofrendo as crises de solidão, mesmo fazendo uso constante do tal aparelhinho que em tese o liga ao mundo e que traz mensagens de positivismo, de alegria, orações, fotos de lindos nascer e por do sol, de flores e de paisagens fantásticas, entretanto, não preenche aquele vazio que está tomando conta do seu ser.
 
Sim! O celular atrapalha nossa vida e atrapalha muito, não só no trânsito, mas em todos os sentidos...
A comunicação olho no olho ainda é a melhor que existe... Faz bem para todos nós, principalmente para a vida!