quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Decisões que definem destinos

20 julho 2019 - 23h59
O que fazer quando tudo parece perdido? Olhamos para todos os lados e não conseguimos enxergar uma saída. Existem dias na vida em que ficamos sem rumo. Tudo parece dar errado. 
Os sonhos se vão, e as esperanças morrem. Humanamente falando, não há solução. 
O desespero vai tomando conta de nós. Assim estava a vida de Rute - uma jovem viúva, sem filhos, família e sem perspectivas futuras. Essa história aconteceu, provavelmente, no período dos juízes, que foi uma época de fome e escassez, em razão da desobediência e da apostasia do povo. Um israelita, chamado Elimeleque, cujo nome significava "meu Deus é rei", num ato desesperado, mudou-se de Belém ("casa de pão") para Moabe - uma terra inimiga. Apesar de se mudarem em busca de algo melhor, o que ele e seus dois filhos ( Malom e Quiliom) encontraram foi a morte. Os filhos mortos deixaram duas viúvas moabitas - Orfa e Rute. A viúva de Elimeleque, Noemi, ouvindo que em Israel agora havia pão, decide voltar para a sua terra natal. Então, pede a suas noras que permaneçam em Moabe e se casem novamente, uma vez que não havia segurança para mulheres sem marido, naqueles dias. Orfa decide separar-se de Noemi e nunca mais é mencionada na Bíblia. Rute, no entanto, resolve se apegar a Noemi e seguir o Deus de Israel. 
Abdica de sua cultura, de seu povo, de seu idioma, rumo a um futuro, aparentemente, incerto.
Duas mulheres viúvas, sem casa, dinheiro, proteção, segurança. Enfrentando, principalmente, a dor da perda. Precisando de um recomeço. Você aguentaria tudo isso? O infortúnio pode-nos levar a pensar que Deus é nosso inimigo, que Ele não nos ama de verdade, que não há esperança para nós. Mas Deus tinha planos muito maiores para aquelas duas mulheres. Planos que elas ainda não conseguiam enxergar. A história de Rute começou com Rute sem Deus, sem povo, sem marido, sem filhos, sem comida, dependente da misericórdia de estranhos. Enfim, sem saída à vista. Porém, a história ainda não havia chegado ao fim. Assim também a sua história, querido leitor, não chegou ao fim.
Em dias de dificuldades, assim como Rute, podemos buscar refúgio em Deus. Jamais devemos deixar a "casa de pão", onde recebemos o alimento para as nossas almas, o sustento, a direção certa. 
Debaixo das "asas de Deus" há lugar para todos. Se não fosse assim, Jesus não teria dito: "Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso". (Mateus 11:28) Temos uma promessa de Deus, que é Poderoso para fazer infinitamente mais do que aquilo que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder, que opera em nós. ( Efésios 3:20) Observe bem, querido leitor - trata-se sempre de uma escolha.