sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Desejo Felicidades!

21 dezembro 2018 - 22h59
Gosto de comemorar o Natal. Minha vida toda foi Festa de Família. Com troca de presentes, votos de felicidade, ceia conjunta. Muita alegria entre os mais jovens e os mais velhos. Ano Novo já era diferente. Podia ser em casa, em família, ou fora.
Antigamente os votos eram: “Boas Festas, tenha um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo”. 
Pois é, o Natal está aí, gente! E quero desejar muitas felicidades a todos os meus amigos leitores. Mesmo que curta em casa ou não. Curta bem! Sinta as alegrias que passam por você. Sinta isso tudo lá no fundo, a tal da felicidade.
E sinta a esperança que se acende a sua frente. Daqui a pouco entraremos num novo ano, 2019, que há de ser mais frutífero, mais alegre, mais feliz a todos nós. Especialmente a nós, brasileiros, que há tanto aguardamos sem mesmo esperança.
A felicidade é uma ventura, um momento de algo como uma vitória, de alcance, quando atingimos êxito em algo buscado ou esperado. Mas precisamos não perder a esperança. Permanecer com a nossa expectativa. 
Um ano a gente constrói, ainda que nem todos se deem conta disso. É feito passo a passo. Instante a instante. Pedra a pedra sendo lapidada, até chegarem a se tornar polidas, até se tornarem justas para o que pretendemos para elas, até se tornarem perfeitas no que estamos erguendo. Nós também somos como essas pedras que laboramos. Nós nos laboramos também, até nos tornarmos lapidados, na busca da justa perfeição que almejamos realizar. E que podemos visar, que devemos buscar.
Circulei nesta minha vida pelos muitos passos que dei tendo êxitos e percalços. Alguns levei anos para me aperceber de que eram vitórias, que outros tantos não eram. Vivenciei muitas coincidências até me dar conta de que elas não eram coincidências, mas passagens necessárias no percurso em que me lançara. Alguns momentos difíceis me deram conta, uns tantos anos depois, de que eram instantes positivos ante o terrível a que poderia ter de enfrentar na alternativa. Lutei por cada passo. Mas essa luta é perfeita. Não temos de ficar chorando, se lamentando, se lastimando, é assim a Vida. Vamos ao passo seguinte. O princípio norteador dos nossos passos nos leva, nos conduz. 
Tive momentos de muita alegria. Tive instantes de muita felicidade. Uns tantos que pude dividir com minha família, com meus amigos, com meus irmãos, com meus companheiros. Reflita sobre seus passos.
Talvez não possa ensinar nada. Fui professor por muitos anos por milhares de alunos em múltiplos níveis, portanto devo ter conseguido aprender. Fui líder e chefe, fui subordinado e membro de equipe. São anos de caminhar. Sei que passei dos setenta anos de Vida, então tenho de me cuidar um pouquinho, ou um certo tanto a mais. Já passei dos cinquenta anos de Poesia, então, tenho de me resguardar na qualidade lírica do meu verso em cada novo livro em que me jogar. Já plantei as minhas árvores, não as deixo de plantar. Tenho a alegria dos meus filhos e o sorriso dos meus netos. Daqui a pouco nos alegraremos com o meio século junto a minha parceira num percurso de mãos dadas. 
Só posso desejar a todos muitas felicidades!