sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Guarda Mirim de Suzano

07 dezembro 2018 - 22h59
Compareci na noite de 30 de novembro passado, à 62ª Formatura dos jovens Aprendizes da Guarda Mirim de Suzano, GMS, no Suzano Futebol Clube, o nosso querido Suzaninho. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, desvinculada do poder público, de natureza assistencial, educacional, beneficente e filantrópica, oferecendo a jovens a oportunidade de qualificação profissional, como aprendiz. Seus recursos vem das parcerias com Empresas a ela associadas. Segue as Leis Trabalhistas e a Lei da Aprendizagem. E que nos orgulha ter chegado aos seus quarenta anos de fundação, com mais de 12 mil jovens, de 14 a 16 anos, atendidos. 
Lembro de muita coisa, mas nem tudo, daqueles tempos. Estávamos na primeira Administração do Prefeito Estevam Galvão de Oliveira. E o Serviço de Promoção Social era dirigido pela Primeira-Dama, Professora Viviane Domschke Galvão de Oliveira, que sempre lutou para o sucesso da GMS. E nesse espaço e condições, onde bem contribuía igualmente minha mulher, lembro da vontade geral de se criar uma entidade que pudesse instrumentalizar a garotada, meninos e meninas, ainda na Educação Básica, para qualificá-los ao trabalho. Desde 1977, essa ideia já circulava na Administração, era um ponto de interesse. Foram verificadas as poucas cidades onde já havia. E buscou-se para Suzano o que daria certo adaptar, como evitar o que produziu erro. 
Lembro do Professor Antonio Carlos Garcia, forte colaborador da Promoção Social, visitar cidades para verificar exemplos. Aliás, foi ele que depois fez-se Vereador, que se tornou o primeiro Presidente da Guarda Mirim de Suzano. 
Anos depois, foi cedido um terreno municipal, onde foram erguidas salas e a quadra esportiva mantida até hoje. Havia o Sargento Roque, reformado da Polícia Militar, que conduziu a parte de disciplinamento dos garotos desde o princípio, por vários anos, já como Coordenador. Além disso já havia a introdução a profissionalização como base, sempre atualizada. 
O atual Presidente da GMS, o Empresário Natal José Francisco, tem nesses vinte e um anos de sua atuação na Gestão da Entidade trazido uma marca forte e eficaz. Está atento as necessidades dos empreendedores da Cidade e da Região, para o atendimento pela GMS. Tanto que alargou em muito as fronteiras desse atendimento, atingindo orientações de outras entidades até em outros estados. E quem leva algo de sua preparação a outros, e permanece atento, muito aprende também. 
A Guarda Mirim de Suzano hoje dispõe de um novo espaço, na Rua Tiradentes, no Centro da Cidade, que se acrescenta, a sua base inicial, em bairro, algo mais distante. O efeito da GMS se fez e se faz sobre todos os níveis da população. Já tivemos Prefeitos, como Vereadores, Professores e mais destaques de Suzano e Região que passaram pela Entidade. Todos com orgulho de ali terem estagiado. É uma marca saudável e feliz da formação da nossa garotada, meninos e meninas. Parabéns a Gestão e toda a Equipe que produz tão lindo trabalho. Um orgulho nosso!