sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Jovens do Alto Tietê no Encontro Mundial da Juventude com Papa Francisco

07 fevereiro 2019 - 22h59
Quarenta e oito jovens da Região do Alto Tietê, dos quais alguns foram acompanhados pelo Pe. Carmine e outros se juntaram ao Movimento Neo Catecumenal e ainda mais, cinco mil jovens do Brasil e trezentos mil jovens de outros países estiveram no Panamá para o Encontro Mundial da Juventude com Papa Francisco.
Jovens vindo de todos os continentes invadiram a Cidade do Panamá ensaiando nas manifestações culturais, artísticas e religiosas o que o coração e a fé foram ditando. Os peregrinos que se encontraram na cidade desde o 21 de janeiro, flutuaram nas avenidas e praças, após estarem ocupados nas manhãs com palestras, debates, cantos e celebrações. Percorrendo as ruas, as mãos dos jovens seguravam bandeiras, atabaques, violões, mochilas, mapas da cidade, lembranças, sorvetes e folders com a programação da Semana Mundial da Juventude.
Tudo para eles tornou-se especial: a Costeira do Oceano Pacífico, os arranha-céus construídos com uma arquitetura semelhante a da cidade de Dubai, o Canal do Panamá que une o Pacifico ao Atlântico, e sobretudo o encontro com Papa Francisco. Ele foi recebido na quinta feira 24 de janeiro. Sorrindo, acenava e cumprimentava a todos. Emocionado e feliz dirigiu à imensa multidão de peregrinos a sua primeira mensagem. Um friozinho mexeu com o coração de todos.
Na sexta feira, foi programada a celebração da Via Sacra presidida pelo Papa. A cada estação, meditando os mistérios dolorosos, todos os peregrinos puderam entender quanto grande foi o amor de Cristo em oferecer a sua vida pela causa da justiça e da redenção da humanidade.
Bem poderia a sociedade e a Igreja ver os jovens sempre assim, ocupando espaços e trilhando caminhos de vida, esperança e fé.
Nenhuma briga e violência, nem exército vigiando a cidade, ou grupos voltados ao que de pior pode ser feito em manifestações com a participação de uma grande massa de pessoas.
A Igreja estava presente querendo entender e atender o mundo juvenil, assegurando a eles a liberdade de espírito e a responsabilidade de lutar e recusar ser quintal e massa de manobra de políticas inescrupulosas e ambiciosas. No sábado 26 de janeiro o Papa Francisco falou de novo aos jovens durante a Vigília. As manchetes dos jornais seguiram o patrão comum de informar o mundo inteiro com títulos globais e ao mesmo tempo, as redes católicas do Brasil transmitiram todos os momentos durante os quais o Papa Francisco esteve com os jovens. Este grande evento, que se renova a casa três anos, mostra que os jovens, diante do império capitalista e consumista, diante do massacrante bombardeio da TV que os manipula com informações e transmissões cinzentas, sediciosas e “façanhosas”, querem reagir para o recupero dos valores sociais e religiosos.
Terminando a Semana Mundial da Juventude o Santo Padre deixou a Cidade do Panamá e voltou ao Vaticano. Os jovens voltaram a seus países, às suas casas e paróquias. A sociedade parece que não vai mudar, porém, nalgum lugar ou em muitos lugares haverá uma juventude tocada pela incomensurável experiência vivida na Cidade do Panamá.