sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Persevere na fé

07 julho 2018 - 23h59
Todos nós experimentamos dor, desapontamentos e situações que fogem do nosso controle. Há momentos na vida em que ficamos com a dolorosa impressão de que Deus se esqueceu de nós. Oramos, oramos mais, continuamos insistindo, vamos quase ao desespero. Estiramos para o céu as mãos crispadas pela dor. 
Mas Deus não responde, ou parece não responder. Como se Ele não existisse, ou como se não existisse quem ora. Será que Deus esquece assim tão facilmente? O texto sagrado afirma categoricamente que não: 
"Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não Me esquecerei de ti." (Isaías 49:15)
Revisitemos a história de Noemi e Rute, duas mulheres marcadas pelo sofrimento, que tiveram a sorte mudada em razão da providência divina. A amizade entre essas duas mulheres (sogra e nora) tem um lugar especial nessa história. Sobre o cuidado de Rute para com a sogra, Boaz testemunhou: "Bem se me contou quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido. 
O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar". (Rute 2:11) Os vizinhos de Noemi destacaram: "tua nora que te ama (...) te é melhor do que sete filhos" (Rute 4:15) Em quem essas mulheres buscaram refúgio, quando passaram pelo sofrimento? Sabemos que, no final da história, Noemi pôde mais uma vez experimentar a bondade e o amor de Deus, embalando o seu neto, Obede, rodeada pelas vizinhas que abençoaram o bebê e convidaram Noemi a bendizer o Senhor. (Rute 4:14) Rute foi agraciada com um marido amoroso, provedor, e por um filho (Obede), que se tornou, mais tarde, avô do rei Davi. Essas duas mulheres nos encorajam a perseverar na fé, seja qual for a situação. Nas tribulações devemos nos apegar a Deus e ao povo de Deus. 
A ideia de que Deus não se importa conosco, ou que está muito ocupado para nos atender é falsa. Ela pode parecer certa quando nós oramos e tudo continua na mesma. 
Ainda que não consigamos entender os planos de Deus, sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o nosso bem. (Romanos 8:28).
Isso significa que apesar de não compreendermos o que está acontecendo conosco, ou a nossa volta, de alguma forma Deus vai fazer, leve pouco ou muito tempo, com que todos os acontecimentos concorram para o nosso bem. 
E mais - Deus tem um final melhor que o começo, e caminhos que nem podemos imaginar. 
Foi assim na vida de Noemi e Rute. Será assim em sua vida. Creia!