sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Políticos católicos chamados a fazer a diferença

20 abril 2018 - 00h59
Fazer a diferença como católico não é fácil, sobretudo na política.
Não é fácil manter os princípios e os valores cristãos e de cidadãos, para que a política esteja a serviço do povo, da cidadania e da evangelização encarnada e inculturada.
Prova disso é a dificuldade de permanecer na política e ao mesmo tempo não abrir mão dos valores e ideais cristãos.
Daí o grande desafio para as nossas lideranças católicas, em trabalhar os princípios éticos na política, sem os quais, os eleitos para escolher um cargo político perderiam sua razão de ser.
Mesmo que muitos políticos católicos estejam sabendo disso, é sempre bom recordar, para não cair na “armadilha” do bom negócio, fácil e lucrativo, se for conseguido pensando apenas nos próprios interesses.
Entendem-se por princípios, os critérios deduzidos da Doutrina Social da Igreja que regem a ação pública e cidadã.
De maneira interativa e dinâmica, as lideranças católicas são “a voz dos que não têm voz”. 
Elas estão presentes na sociedade, na política e na Igreja.
No cenário católico há muitos leigos e leigas que olham além das estruturas paroquiais e seguem uma metodologia que permite abrir os olhos e ouvidos para a realidade social e política. Poderia citar os nomes de inúmeras lideranças que com empenho não abrem mão dos valores cristãos, na família, no trabalho e na política.
São leigos e leigas que carregam uma responsabilidade na Igreja e se tornam lideranças em suas paróquias, afirmando-se na profissão por eles exercida de forma cidadã, cristã e católica.
Algumas lideranças lutam e enfrentam grandes desafios, sobretudo na política, sofrendo, por falar sempre a verdade, defendendo a transparência administrativa, a justiça e a igualdade social. 
São lideranças católicas com princípios sólidos e verdadeiros e com bons projetos sociais.
É muito óbvio que a nossa sociedade está enfraquecida no que diz respeito à vida familiar, social e política. Sofre de tédio. 
Assim tudo fica no tanto faz como tanto fez. 
Engole tudo o que não presta, falsas notícias, consumo em excesso, temáticas televisivas de mau gosto.
Estamos todos com a mesma preocupação: trazer o Reino de Deus, para a sociedade de hoje. 
Os " Sim" da nossa fé, devem tornar-se os "Sim" pela vida, pela justiça, pela paz e solidariedade. Zelando pelo respeito mútuo e recíproco e por uma correta administração e distribuição dos bens comuns, contribuiremos para o crescimento humano, sócio- político e econômico de Suzano.