Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 11 de dezembro de 2019

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 10/12/2019
CENTERPLEX 05/12 A 11/12
COLEGIO CETES 15/10 A 15/01/20
CENTRO ONCOLÓGICO
COLÉGIO PLENITUDE
Evatânia Psicopedagoga
COLUNA

Suami Paula de Azevedo

É escritor, responsável pela Mirambava Editora, palestrante e professor universitário. E-mail: suamiazevedo@uol.com.br

Profissionais da Educação

09 AGO 2019 - 23h59
Até para não deixar esquecido mais do que já é, falo agora dos Profissionais da Educação. Em 2014 foi aprovada a Lei federal nº.13.054 que estabeleceu que o Dia Nacional dos Profissionais da Educação deveria ser comemorado em 6 de Agosto de cada ano. São reconhecidos em Lei os professores habilitados em nível médio ou superior; os profissionais portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas; e os profissionais portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim. Assim, a lista aumentou. E hoje se destacam os Professores, os Diretores, os Coordenadores Pedagógicos, os Orientadores Educacionais, os Supervisores, e também, em São Paulo, estão incluídos os Dirigentes Regionais de Ensino. 
Assim, temos uma forma a mais de homenagear aqueles que fazem tanto pela sociedade e são, em nosso País, tão desprestigiados. Se observarmos apenas pelos salários, o Estado de São Paulo, o mais rico da nação, mantém um dos mais baixos salários dentre todos os demais. E os paulistas tem muito do que reclamar, faz cinco anos que não recebem nem mesmo o reajuste da inflação, como dispõe a Lei. E nem receberam as ações judiciais em que foram vitoriosos. E tem mais a reclamar.
A Lei Federal que reconhece os Profissionais da Educação não alarga para todos os demais presentes obrigatoriamente nas escolas, como os Secretários e demais Pessoal Administrativo, de Limpeza e da Merenda. Por isso nem são incluídos os Psicólogos, que por tanto tempo me bati para que atuassem permanentemente nas Escolas, sem melhor resultado, ante tantas necessidades. Mesmo assim, defendo a ideia de que devam ser incluídos nessa homenagem. Todos são Profissionais da Educação diretamente ligados a essa atuação.
Claro que não ignoramos que a nossa Educação não passa bem. A desvalorização dos professores e de todos os demais funcionários das escolas, só piora. Um dos pontos básicos desse baixo valor é esse desrespeitoso salário, em todos os níveis. Mas não deve ser relegada a má formação dos profissionais. A grande maioria cursa faculdades particulares, sem qualidade e sem acompanhamento mínimo. E durante o trabalho não fazem qualquer atualização ou ampliação de suas formações. E hoje, muito poucos vão cursar algo relativo a vida escolar. Então temos uma absur da falta de profissionais nas escolas. E os governos nem se tocam, culpam os Gestores de Educação. 
Ainda assim, a Escola sempre foi um espaço lírico para mim. Sempre me envolveu. Nunca deixou de ser um espaço de construção. Ainda que nem tudo consigamos e nem sempre acertemos. Mas temos de persistir tentando. A todos os Profissionais da Educação dedico estes versos:
“Escola”:
“São muitas as pessoas/ Muitas as ações/ São muitas as cabeças/ Muitas as omissões/ São muitas as vontades/ Muitas as proibições/ São muitas as possibilidades/ Muitas as restrições/ Sempre as mesmas perguntas/ Como fazer?/ Como chegar?” 
PMMC NATAL SORRISOS 2019
BANNER APS DESKTOP
EPAMINONDAS ADVOGADOS

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias