sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Um pequeno sinal, uma resposta

07 janeiro 2018 - 05h00
Nuvens escuras e baixas são sinais de chuva forte a caminho. O que você pensaria se visse no céu uma nuvem do tamanho de uma mão? Talvez você esteja correndo tanto que nem esteja olhando muito para o céu ultimamente, não é mesmo? E, se olhasse, provavelmente, uma nuvem tão pequena não significaria nada. Mas, às vezes, olhar para o céu e ver o invisível pode significar a diferença entre a vida e a morte. Foi o que aconteceu com o profeta Elias e seu ajudante. O povo enfrentava a seca. Há muito não chovia em Israel. Elias tinha profetizado que uma chuva abundante estava-se aproximando. Todavia, não havia sinal algum de chuva. A palavra profética não podia falhar, pois representava a Palavra de Deus. Elias, então, mandou seu ajudante subir no ponto mais alto do Monte Carmelo e olhar para o lado do mar, a fim de constatar a aproximação da chuva. O rapaz voltou trazendo más notícias - não havia sinal de chuva.
 
Elias não ficou desesperado. Ele conhecia o poder de Deus. E, se fosse você, continuaria crendo?
Firme na fé, Elias pediu ao ajudante que retornasse ao topo do Monte e ficasse observando. A chuva haveria de descer. O moço fez isso por sete vezes. O leitor pode imaginar o que passava pela cabeça de Elias a cada relatório negativo? O que acontece conosco quando as coisas demoram a acontecer? Será que continuamos crendo que aquilo que esperamos se tornará realidade, ou desistimos? Bem, tenho certeza de que Elias não era um homem tão diferente de nós. A epístola de Tiago fala sobre Elias o seguinte: "Elias era uma pessoa frágil como nós. Ele orou fervorosamente, rogando para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Então, fez outra oração, e os céus derramaram suas chuvas e a terra produziu seus frutos". ( Tiago 5:17-18) É provável que a cada relatório negativo Elias clamasse pela misericórdia de Deus. Mas não deixou de crer. O sétimo relatório foi mais positivo. Uma pequena nuvem do tamanho da palma da mão de um homem começava a aparecer no céu. Era um pequeno sinal, mas para Elias foi a resposta. O rei foi avisado de que a chuva estava a caminho. Em pouco tempo, o céu escureceu e caiu grande chuva. (I Reis 18:20-46) Não deixe de valorizar os pequenos sinais, pois esses indicam que a resposta completa está chegando.
 
A fé quase sempre requer confiança em coisas que não podem ser vistas ou ouvidas. Precisamos agir pela fé, mesmo não sabendo sempre para onde ou como Deus está nos conduzindo. A certeza de que Ele nos conduz nos dá forças para seguirmos em frente. Uma febre deixou Helen Keller cega e surda logo após o seu nascimento. Ela estava presa num mundo escuro e silencioso. Em 1887, quando Helen Keller tinha sete anos, Anne Sullivan, ela mesma parcialmente cega, se tornou professora de Helen. Anne tinha uma grande visão e fé. Ela acreditava que Helen tinha habilidades incomparáveis. Meses se passaram sem muito progresso, mas Anne continuava acreditando. Então, finalmente, Anne testemunhou os resultados da fé. Certo dia, Helen estava brincando na bomba d'água, e Anne escreveu nas mãos de Helen em braile, w-a-t-e-r (água). A palavra se tornou real com a sensação da água fria sendo derramada sobre a mão da menina. Ela entendeu! Graças à fé de Anne, a vida escura e solitária de Helen se abriu para a luz da comunicação e aprendizado. Helen se formou com honras numa faculdade e prosseguiu na sua carreira de educadora, oradora e autora. A fé faz diferença. Você ainda vai viver os resultados de sua fé!