sábado 04 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 03/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Dia do Sorriso

14 janeiro 2023 - 05h00

Vi uma campanha, faz tempo, para oficializar o “Dia do Sorriso”. Era promoção de um Clube de Serviço. A ideia me pareceu excelente, em especial nos tempos que vivemos, com as pessoas se cobrando mais do que se compreendendo. O Dia do Sorriso nos levaria a nos olharmos mais positivamente, com a vontade de reduzir as diferenças e nos ligarmos melhor uns aos outros.
Perdemos o nosso Pelé, mas ele nos deixou tantas lembranças boas, que estão em nós, coisas marcantes. Recordo de 1958, com meus doze anos, assistindo, pela rádio, os seus gols na Suécia. O lado bom fica.
Sempre fui a favor dos encontros, mesmo sabendo de tantos desencontros pela vida, como já nos disseram os poetas. 
Por falar em poetas, lembrei que o querido poeta português Eugénio de Andrade, estaria na semana que vem, no dia 19 de Janeiro, completando seu centenário. Em 1975 fiz meu Mestrado, na Sorbonne, sobre o livro dele “Ostinato Rigore” (“Obstinado Rigor”, lema do Leonardo Da Vinci), um dos maiores poetas contemporâneos, aliás, o primeiro trabalho acadêmico sobre sua obra. Com gráficos pude demonstrar que ele tinha escrito todo o livro com apenas trezentas palavras diferentes. Muito bom exibir a alta qualidade de sua Poesia. Aí pelo inicio deste século XXI nos falamos pela última vez. E m 2005 ele veio a falecer. Se não conhece tente saber mais, vale a pena, mesmo. 
A Poesia pode nos levar adiante pelo lado mais sensível, mais agradável. Temos sempre condições de aprender mais. 
E isso pode nos levar a ver coisas boas, podemos sorrir mais.
Então, o Novo Ano está apenas se iniciando, e ainda que cheio de coisas novas, nem todas tão felizes, temos de nos preparar para fundamentarmos o nosso período, de modo menos triste, menos grotesco. 
O Verão está por aí, ainda que não tenhamos podido reconhecê-lo verdadeiramente, com a tal da chuva se exibindo intensa e diária. Mas, olhando com cuidado sempre vemos um tanto de sol nos brilhando. Já soube que o Verão estará aí, inteiro para nós, habitantes do Trópico, no mês que vem, em Fevereiro. 
Não vamos nos deixar abater. Onde colocou o seu sorriso? Recupere!
Esses dias, estava dirigindo no Centro da Cidade, quando um motorista arrojado cortou a minha frente, consegui parar, sem bater o carro. 
A pressa dele me fez sentir a vontade de gritar uma pergunta ao infeliz agressor: “Vai buscar a mãe no lupanar?” Mas, me dei conta de imediato, não valia a pena reagir assim. E uma coisa dessas, mesmo banal, tem levado a consequências bem complicadas, até trágicas. 
Tinha mais era de sorrir, estava vivo, não tive prejuízo Olha só quanta coisa positiva. Segui em frente. Logo esqueci daquele momento que me foi desagradável.
Não vamos juntar, colecionar, um monte de feitos desagradáveis. 
É só nos voltarmos para as coisas boas que estão entre as demais. Podemos vê-las, sim! Olhe melhor!
Se não tem o Dia do Sorriso podemos inventar!