sexta 03 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 03/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Essa Democracia

04 fevereiro 2023 - 05h00

Vamos iniciando este novo Fevereiro. E tantas dúvidas, tantos questionamentos, nos chegam. Um novo ano sempre nos traz suas novidades. E nem sempre são mesmo novidades a nos provocar.
Prensei em trazer aqui um desses registros bem presentes no momento. Andaram tentando alterar uns tantos dos nossos pontos de vivência. E um deles é exatamente essa nossa amada Democracia. Justamente essa maneira como, faz bastante tempo, escolhemos para montar nosso País para atender a nossa gente do melhor jeito possível. Sempre acho bom, importante, ampliarmos uma reflexão sobre o que fazemos. Pois vamos lá.
Comecemos pela palavra no seu valor inicial: lá nos gregos, Democracia significa a junção de dois conceitos, um, “Demos” que expressa o entendimento de “Povo”, e o outro, “Kratos”, que expressa a ideia de “Poder”. Assim, Democracia manifesta o “Poder do Povo”.
Não é mais possível nos tempos atuais, com populações imensas, mantermos um poder de governo direto, onde o próprio povo governa plenamente. Assim, o que se mostra possível é o governo ser exercido por representantes do povo, escolhidos e eleitos por votação. Então Democracia tem a ver com eleição dos representantes do povo, o que a maioria decidiu escolher.
Aí entra questionamento, pois uns representantes do povo, não o representaram bem, nem sempre agem de modo correto em suas funções. Então o mal está na Democracia? E assim, devemos clamar pela instalação de uma Ditadura? Civil ou Militar? Ou o problema estaria na má escolha dos representantes? Então o povo teria de melhorar suas escolhas? Precisa de uma reanálise? Por quê?
Talvez porque oferecemos muitos recursos para o domínio dos agentes que nos representam. Temos uma das maiores cargas de impostos de todo o mundo. Gastamos talvez desordenadamente para manter os representantes populares, não apenas nos salários deles como nos seus gabinetes. Isso em todos os níveis, sejam municipais, estaduais ou federal. E em todos os três poderes.
Democracia continua sendo coisa muito boa. Mas pode ser mal exercida. Pois então, ante tais fatos, para tudo alterar em favor do povo precisaríamos não apenas trocar uns representantes, mas as condições em que permanecem no Poder. Porém, como me provocou uma pessoa numa palestra em que chegávamos a esses mesmos entendimentos, “isso vai levar muitos anos para ser alterado”!
É verdade! Como negar também isso? Mas podemos começar e ir exigindo bons posicionamentos. Uns podem nos ouvir...
Todos nós sabemos que montar uma empresa no Brasil é coisa bem complicada e demorada. A burocracia é imensa. E para desmontá-la ainda pior. Mas o número de empresas que não dão certo e tem de ser fechadas é proporcionalmente enorme. Por quê? Porque nem todas as pessoas se preparam para administrar um empreendimento, nem importa o tamanho e modelo, se privado ou público. Assim também a Gestão Pública tem suas fragilidades.
Mas nós que escolhemos os Gestores da Democracia temos de ser bem atentos. Vale!