sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Idosos Ocupando Espaço

03 outubro 2020 - 05h00
Tenho refletido sobre a situação dos idosos, particularmente, no Brasil. E também nas áreas que mais lhe afetam, claro, a questão da sua aposentadoria. Desde o ano passado temos ouvido falar muito das aposentadorias. Legislações em mudanças, pretensões, contra e a favor, em disputas. E os aposentados tem sido, regular e frequentemente, culpabilizados, pelas dificuldades econômicas do Nosso Amado País. Até porquê, talvez, a grande maioria desses seja de idosos. 
Pois é, há coisa de uns dois anos, fiz uma palestra, mais direcionada a professores, com o tema "Preparando a Aposentadoria". Ficou claro na ocasião que esse tema era recente e muitas pessoas estão bem despreparadas para ele. Poucos pensavam em atividades físicas, em outros fazeres, no planejamento financeiro e, muito menos, nos sonhos de sua vida. 
A maioria dos ouvintes era servidor público. Todos bem preocupados. Há uma visão distorcida do serviço público, como se todos fossem privilegiados. Tem lá seus grupos de "amigos dos reis", certamente. Mas a imensa maioria é paciente dos descaminhos dos reis. Pelos estados e municípios os servidores padecem muito, são castigados pelos governantes, que deixam de cumprir normas legais que impunham regularizações e reduzem salários com descontos ilegais, criados por "leis imorais e inconstitucionais", aprovadas por legislativos e judiciários parceiros, como muitos dizem. E, sendo ou não servidor, o aposentado padece enormemente do custeio de sua família. Segundo estudos nem tão recentes, os aposentados brasileiros sustentavam um quarto de todas as no ssas fam ílias. E agora, com a pandemia, isso deve ter aumentado muito mais, pelo que se percebe.
Não creio ser o caso de radicalizar, como já vi por aí, reclamando das ajudas emergenciais para desempregados e para quem nunca trabalhou. Isso ajudou, ajuda, muita gente. Mas os trabalhadores, em exercício, como os aposentados em especial, não podem ser castigados, por falta de atendimento e fortes descontos nos seus direitos. As autoridades deveriam pensar também nos tantos dependentes dessa gente toda desatendida. 
A nossa população de idosos no momento chega a cerca de 30 milhões de brasileiros. O Estatuto do Idoso vigora desde 2005, pela Lei 10.741, quando o Brasil tinha apenas 15 milhões de idosos, estabelecendo absoluta prioridade. Mas ainda nem todos entendem ou aceitam essa verdade o que causa uns tantos transtornos.
A realidade nos tem mostrado que os idosos estão ainda em situação fragilizada no Brasil. Algumas pesquisas tem exibido resultados que demonstram problemas e reclamações dessa faixa da nossa população. Uma pesquisa realizada com cerca de 2000 pessoas de 60 a 75 anos, não faz muito, indicava que 48% já tinham sofrido alguma tentativa de engodo, para passá-los para trás, especialmente em situação bancária. 32% reclamavam do mau atendimento por empresas. Isso já chama bem a nossa atenção, o nível, em vários casos, chega ao desrespeito.
Em 2031 o Brasil terá 43 milhões de idosos, muito além do número de jovens. Aprendamos.