sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Mata Atlântica - Frágil Exuberância (II)

05 junho 2020 - 23h59
Há pouco lembrava da data, 5 de Junho, Dia do Meio Ambiente. Pouco se tem tratado disso. Uma portaria que cancelava multas de desmatamento da Mata Atlântica, foi suspensa, vamos ver o que ainda será permitido. Desde muito garoto luto pela proteção do meio ambiente. Fui um dos fundadores do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Suzano. Como Educador sempre repassei tal ideia. 
E as coincidências acabam nos envolvendo. Lembrei que na mesma data, em 2015, perdemos o querido Antonio Wuo, meu admirado amigo, Artista e Educador, irmão do não menos reconhecido Artista Plástico, e também Educador, Victor Wuo, outro amigo de anos. Pois Antonio Wuo quando se foi, aos 65 anos, tinha suspeita (nunca confirmei) do vírus H1N1. 
Um ano antes dessa triste perda, Antonio veio me trazer seu livro "Mata Atlântica - Frágil Exuberância". Uma belíssima publicação que recebeu o apoio da Lei de Incentivo a Cultura, com o patrocínio da empresa Agrichem e publicada pela Avisbrasilis Editora, em português e inglês, em 2014. Já havia feito uma publicação sobre a obra: "É uma obra maravilhosa, com encadernação em capa dura, em papel couchet, ilustrações coloridas, com cerca de seiscentas imagens da flora e da fauna da Mata Atlântica, especialmente do espaço do Alto Tietê. É um registro maravilhoso. Em 144 páginas podemos nos encantarmos com fotos e ilustrações mágicas de mais de trezentas espécies de fauna e flora, em gra nde part e da Serra do Itapety". Ele havia publicado um outro livro excepcional, em 2006, "Aves de Itapety", com o apoio cultural de muitas empresas de Mogi das Cruzes. Esse recebi-o de presente do amigo, Elias Pereira, Diretor do Instituto Itempi, um dos empresários que apoiou o trabalho. Guardei tão bem que nem o achei agora. Era um livro precioso, reconheça-se, encadernado, mas com cerca de oitenta páginas, pouco mais da metade do que agora nos oferece. Com certeza, esse livro anterior, belíssimo, também com ilustrações de importantes artistas plásticos do Alto Tietê, foi a abertura para trabalhos maiores, como o que agora nos oferece com o "Mata Atlântica". 
Antonio era muito suscetível. Suas palavras nos tocam, pela chocante sensibilidade de suas denúncias. Sabemos que os municípios do Alto Tietê são amplos em espaços identificados como Áreas de Proteção Ambiental (APA), ainda que pouco saibam. Os pouco mais de 200 Km² de Suzano, por exemplo, tem 70% do território estabelecido como área de proteção. Mas hoje com cerca de trezentos mil habitantes, está com áreas invadidas irregularmente há décadas, como é sabido. 
Antonio Wuo era de família tradicional de Salesópolis, Professor Universitário, na área de Publicidade e Propaganda, sonhava em realizar um projeto de educação ambiental que ele mesmo criou. Também não soube se isso foi avante. Era casado com Ana Luisa Freitas Meira, pai do Samuel, do Sidnei e do Silvio, e também deixou netos.
Ele também era poeta. Separei uns versos seus: 
"Somos água, somos sal, somos sol, somos luz, somos som, somos natureza, só somos em natureza".