domingo 28 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A anatomia de uma queda

11 fevereiro 2024 - 05h00

A vigilância em relação a nossa vida espiritual deve ser constante. Estamos sujeitos às tentações. "Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela". (I Coríntios 10:12-13) Em II Samuel 11, encontramos o relato da anatomia de uma queda. Primeiramente, vamos destacar a perda do foco. Era a época em que os reis costumavam sair para a guerra, mas Davi delegou essa missão ao seu comandante, Joabe, e a seus oficiais, ficando em Jerusalém. Passeando pelo terraço do palácio, ele viu uma mulher muito bonita, tomando banho. Davi não apenas viu como também contemplou o que não devia. A Bíblia chama isso de "a cobiça dos olhos". O interesse se ampliou, de forma que ele mandou que descobrissem quem era aquela mulher, tomando conhecimento de que era Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu. Sem medir consequências, Davi mandou que mensageiros fossem buscá-la, tendo relações sexuais com ela. Bate-Seba foi vítima de alguém que deveria protegê-la, enquanto líder maior de Israel. Davi usou de sua posição privilegiada para satisfazer a sua vontade carnal, o que foi seguido de outros pecados, como a premeditação e execução da morte de Urias, o marido, a fim de esconder a gravidez de Bate-Seba.
A Bíblia não esconde os erros e defeitos de ninguém. Mesmo um homem considerado "segundo o coração de Deus" pode cair, se não vigiar. Mas poderia não cair, como ocorreu com José do Egito, que preferiu fugir do assédio da mulher de Potifar, ou como Jesus que em tudo foi tentado, mas sem cair em pecado. Cuidemos do que veem os nossos olhos na rua, nas páginas, nas telas. Davi não soube desviar o olhar. Ele gostou do que viu e prosseguiu olhando até consumar o pecado. Todavia, depois do pecado consumado vieram as consequências. A mulher havia engravidado, sendo que o marido estava na guerra. Daí vieram as mentiras e a perversidade. Davi se tornou o autor intelectual de um homicídio. O pecado tem sempre consequências, que foram terríveis e desastrosas para Davi e sua família. Ao ser confrontado pelo profeta Natã, Davi mostrou arrependimento. Entretanto, isso não o livrou das consequências de seu pecado.
No caso de um cristão, tudo começa com pequenas concessões para o pecado, pensando ou dizendo: "Mas isso não tem nada a ver, não tem problema. Ninguém é perfeito. Não é isso que vai me fazer cair". Começa hoje com um desvio que considera pequeno e, daqui a pouco, está completamente fora do caminho. É verdade que Deus é amor, graça e misericórdia. Ele quer o nosso bem e está sempre pronto a nos receber de volta, quando chegamos a Ele com um coração quebrantado e arrependido. Todavia, se prosseguirmos no caminho errado, chega um momento em que Ele diz - "Basta!". O preço da rebelião contra Deus é alto. Que ninguém se engane. "Deus não se deixa escarnecer; tudo o que o homem semear, ele há de colher. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna". (Gálatas 6:7-8) Quantos cristãos conhecem a Palavra de Deus, sabem o que é certo fazer, mas preferem fazer as coisas do seu jeito. Podemos construir nossas vidas segundo os padrões de Deus e de Sua Palavra, ou podemos nos entregar a uma vida dissoluta, vivendo conforme os nossos desejos carnais. Ainda que o preço seja alto, que escolhamos o caminho da obediência a Deus!