sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Amizade verdadeira

18 fevereiro 2024 - 05h00

Como é bom ter amigos! Ter amigos presentes em nossa vida, quer estejam perto ou longe, faz muita diferença na nossa qualidade de vida. Pode ser que sejamos daquelas pessoas, cujos amigos podem ser contados nos dedos. Pode ser que você seja daqueles que consideram todos como amigos. A Bíblia fala que é em tempos difíceis que constatamos quem são de fato nossos amigos. "O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão". (Provérbios 17:17) O rei Davi teve alguns amigos. Um deles, que não é tão conhecido, foi Barzilai. Quando Davi andou como fugitivo, perseguido pelo próprio filho, Absalão, que queria roubar o trono, foi acolhido e sustentado por Barzilai. Depois da morte de Absalão, o que causou muita dor ao rei Davi, as coisas se acalmaram; então, Davi iniciou o caminho de volta a Jerusalém, convidando Barzilai para o acompanhar. O desejo de Davi era retribuir o que recebera. Barzilai rejeitou o convite, pois já se considerava velho e doente. Queria ficar em sua casa e morrer perto do túmulo dos pais. (II Samuel 19:31-39) Barzilai não havia ajudado o rei por interesse ou conveniência. Mas é fato que aquilo que plantamos vamos colher! Antes de voltar para casa, sugeriu que o prêmio fosse transferido para seu empregado, Quimã, com o que Davi concordou. 
Somos seres relacionais. Sempre se soube da importância da amizade como forma de apoio recíproco. Mas agora já está provado que o círculo de amigos influencia diretamente na nossa saúde, na forma física, na longevidade, na carreira e em todas as áreas de nossas vidas. A amizade é fundamental no tratamento de doenças mentais. Nosso estado de espírito, nossas atitudes e a forma como tratamos as pessoas repercutem - muito mais do que se imaginava - sobre a sociedade em que vivemos. Não significa tratar bem somente as pessoas mais próximas, pelas quais temos empatia, mas também aquelas que estão ao nosso redor e muitas vezes nem nos damos conta delas. Estou falando da moça da limpeza, do entregador de jornal, da balconista da padaria, do coletor de lixo, e assim por diante. Se queremos cultivar amizades verdadeiras, precisamos estar atentos a alguns aspectos importantes. O primeiro deles é o olhar atento para o outro e às suas necessidades. Precisamos prestar atenção nas pessoas. E isso é um aprendizado! Barzilai já era uma pessoa idosa, tinha problemas de saúde, mesmo assim se prontificou a ajudar. É verdade que ele era um homem rico. (v.32) Mas nem todo rico está disposto a ajudar. A generosidade vai além das nossas posses materiais. Todos nós conhecemos pessoas pobres que estão sempre dividindo o pouco que têm com os outros. Por menos que tenhamos sempre temos o que repartir. Em segundo lugar, precisamos ter empatia. A necessidade do outro não pode passar despercebida, como se não tivéssemos nada a ver com o problema. É verdade que não podemos resolver todos os problemas do mundo, mas podemos fazer a diferença onde estamos. "Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé". (Gálatas 6:10)
Por fim, já pegando carona nesse versículo de Gálatas, devemos nos colocar em ação, o que representa ajudar efetivamente. No caso de Barzilai, ele desceu de sua cidade para se encontrar com Davi, passou o rio, atravessou o rio Jordão com Davi, mesmo com todas as suas limitações. Isso depois de ter sustentado Davi e a sua equipe por um tempo. Muitas vezes a ação vai exigir sacrifícios! Todavia, isso nos faz acreditar na possibilidade de um mundo diferente. Amigos verdadeiros são aqueles que elevam a nossa vida, agregando valores importantes, deixando marcas inesquecíveis. Amizade exige trabalho, tempo, entrega, perseverança e, muitas vezes, sacrifício. Mas quem tem um amigo tem um tesouro!