sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Como enfrentamos as adversidades

03 março 2024 - 05h00

Os resultados da nossa vida não são determinados pelo que nos acontece, mas pela forma como reagimos a tudo o que nos acontece. Quando as coisas não acontecem como havíamos planejado, quando as circunstâncias se voltam contra nós, quando a vida se torna um desafio maior do que pensamos poder enfrentar, a nossa reação, ou resposta imediata, normalmente, é negativa. Isso se aplica, especialmente, quando enfrentamos mudanças inesperadas. Chegamos, muitas vezes, ao desespero porque consideramos os problemas do ponto de vista estritamente humano. 
Viver é aprender a lidar com adversidades. Os tempos difíceis vêm a todos. A Bíblia nos traz o grande exemplo de Neemias, que foi um grande homem não apenas por sua capacidade administrativa, mas também por lidar bem com as adversidades. Neemias recebeu más notícias a respeito de Jerusalém, a sua terra natal. A cidade estava em ruínas. O caos estava instaurado. Como Neemias reagiu? Como qualquer um de nós, Neemias a princípio chorou, lamentou-se por alguns dias. Mas não ficou prostrado, absorvido pelo desespero e pela impotência diante da situação. Teve um posicionamento. Jejuou, orou e agiu. Colocou-se, ele mesmo, como parte da solução. Como você reage quando tem más notícias? "Aquele que teme ao Senhor e confia no Seu poder, de modo algum teme as más notícias". (Salmo 112:7-8) As más notícias podem até chegar, mas haverá socorro, livramento, resposta, força para enfrentar o problema. Pode faltar o dinheiro, podem vir enfermidades, problemas de diferentes ordens, seja o que for, aquele cuja confiança está firmada no Senhor não se entrega ao desespero. No caso de Neemias era a cidade de Jerusalém, que precisava ser restaurada. E ele era, simplesmente, o copeiro do rei. Obtendo o favor do monarca, Neemias recebeu licença, recursos, e todas as condições de que precisava para começar a resolver o problema. Por muitas vezes, os inimigos de Neemias vieram com estratégias maldosas para que ele parasse a obra e não edificasse os muros de Jerusalém. Contudo, ele não se intimidou. Estava focado na missão. Não só acabou de construir o muro, que cercava e protegia a cidade, como também o inaugurou no tempo recorde de 52 dias. (Neemias 6:15) 
O rei Davi também enfrentou uma situação desesperadora em Ziclague, que é narrada em I Samuel 30:1-6. Houve a invasão da cidade pelos amalequitas, que a queimaram e levaram todos que se encontravam lá cativos. Quando Davi e os seus guerreiros voltaram da Filisteia, encontraram aquela situação desoladora. Então, ergueram a voz e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar. E Davi muito se angustiou, porque os que estavam com ele, vendo aquela situação terrível, ameaçavam apedrejá-lo, como se ele fosse o único responsável por aquela tragédia. Que peso enorme estava carregando Davi! O que fazer no momento em que tudo parece perdido? Davi se fortaleceu no Senhor, seu Deus. Fortaleceu-se no Senhor e começou a agir. Consultando o Senhor, veio a resposta de que ele deveria ir atrás do que fora roubado, pois recuperaria tudo. E assim aconteceu! (I Samuel 30:7-19) As adversidades podem-nos levar a um estado de inércia, estagnação, revolta e desespero, se formos guiados apenas pelos nossos sentimentos. Mas Deus nos chama para nos levantarmos e, segundo a direção que Ele nos dá, tomarmos uma atitude!