sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Esperança e futuro

08 janeiro 2020 - 23h59
Alimentar "fantasmas" só faz mal pra gente. Tenha o passado sido bom ou mau, não devemos viver em função dele. É preciso tirar "o velho" de nossas vidas para que venha o novo. Jesus Cristo também fala sobre isso: - "E quem remendaria uma roupa velha com tecido novo? Porque o remendo rasgaria a roupa e faria o buraco ainda pior". (...) Deus não coloca remendo na gente. Ele não é Deus de "dar um jeitinho". Ele faz tudo novo. "Quando alguém está em Cristo, torna-se totalmente novo por dentro. As coisas velhas já passaram. Teve início uma nova vida". (2 Coríntios 5:17) Imagine, você, se o apóstolo Paulo fosse viver das lembranças do tempo em que, oficialmente, por pura ignorância, perseguia e matava os cristãos, crendo que fazia a coisa certa?!
Ele mesmo escreveu: "Queridos irmãos, não sou ainda tudo quanto deveria ser; porém, estou concentrando todas as minhas energias para insistir numa só coisa: esquecendo o passado e aguardando esperançoso aquilo que está à minha frente, esforço-me para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio para o qual Deus está nos chamando ao céu, em virtude do que Cristo fez por nós". (Filipenses 3:13-14) Quando o apóstolo Paulo fez essa declaração, ele não estava numa situação confortável. Na verdade, ele escreveu a carta à comunidade cristã de Filipos estando na prisão, esperando ser posto em liberdade. Por que estava preso? Simplesmente, por pregar o Evangelho de Cristo onde era proibido. Provavelmente, estava em Roma durante o primeiro encarceramento, sem recurso material algum. Enfim, ele escreveu essas palavras de ânimo, quando tudo em sua vida era desfavorável. E nós? Alguém nos magoa e ficamos tristes, desanimados, remoendo as más palavras ditas, a atitude egoísta e mesquinha? Para onde isso nos levará? 
O apóstolo Paulo teria mil razões para reclamar das circunstâncias em que estava vivendo. Quantas vezes não fazemos isso? Poderia ficar deprimido, considerando-se um fracassado na vida. No entanto, ele começa o capítulo 3 da carta aos Filipenses com as seguintes palavras: "Haja o que houver, queridos amigos, alegrem-se no Senhor"(...) Se você ler a Carta aos Filipenses, que só tem 4 capítulos, e é uma boa leitura para este início de ano, vai constatar que o apóstolo consegue demonstrar amor, gratidão a Deus e aos irmãos, apesar das condições humanamente desfavoráveis. 
Deus ainda não terminou a sua obra em nós. O próprio Paulo afirmou aos filipenses que não era perfeito, que ainda não havia aprendido tudo o que deveria, tão pouco se considerava o máximo como cristão. Entretanto, ele concentrava as suas forças num só objetivo: esquecer o passado e avançar para completar a corrida da fé e receber o prêmio. Gosto muito do texto de Jeremias 29:11 - "Só eu conheço os planos que tenho para vocês; prosperidade e não desgraça, e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando". Deus espera que desenvolvamos uma atitude de esperança, mesmo diante de circunstâncias desfavoráveis, mesmo quando tudo parece perdido. Jeremias escreveu essas palavras, ditas pelo próprio Deus, em um tempo de traição, corrupção política e religiosa, que formava um quadro sombrio de desolação. A nação estava dividida: uma parte continuava na terra, e a outra estava no exílio babilônico como cativos. Mas Deus mostra outra perspectiva de realidade - esperança e futuro. Por 40 anos, Jeremias conviveu com um povo que, por causa de seu próprio pecado, tinha perdido a esperança. Todavia, Deus promete um tempo novo para esse povo. Que neste novo ano estejamos dispostos a avançar, avançar para o que nos está proposto, em todas as áreas da vida, sem permitir que o passado nos limite! Há esperança e futuro!