terça 07 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Esperando com fé e paciência

07 maio 2023 - 05h00

Ninguém gosta de esperar. A espera por algo é um processo doloroso nesses tempos de celeridade. Houve um tempo, e as pessoas da minha geração viveram isso, em que a coisa que a gente sabia fazer bem era esperar, mesmo a contragosto! As coisas corriam mais lentamente. Não tínhamos os avanços tecnológicos que temos hoje. A geração de hoje não sabe esperar, porque não aprendeu a esperar! Tudo tem que ser rápido, imediato. Se tiver que passar por processos já perde a paciência. Cada vez mais vemos crianças, adolescentes, jovens, adultos, que são intolerantes, e até agem com hostilidade, quando são submetidos a situações da vida cotidiana em que precisam simplesmente "esperar". Para eles é como se esse verbo não existisse! Quando oramos, pode ser que o Senhor envie a resposta imediatamente, depressa. Mas pode ser também que tenhamos que esperar, passando por longos processos. Pode ser que a resposta não seja a que desejávamos. Oramos por muito tempo em favor de alguém que está fazendo um tratamento de câncer, por exemplo, e essa pessoa falece. Certamente, pedíamos e desejávamos que houvesse a cura. Mas Deus, em Sua perfeita sabedoria e vontade, sabe o que é melhor para cada um de nós! Por isso, temos que submeter a nossa vontade à vontade perfeita de Deus, mesmo quando não entendemos o porquê de certos acontecimentos.
O Senhor tem prazer em atender a seus filhos. Jesus nos ensinou e incentivou a orar sempre, sem desanimar. Ele é o nosso maior exemplo de oração. Inúmeras vezes, durante o seu ministério, se afastou para orar. Em minha própria experiência, percebo enorme diferença quando começo o dia em oração, no secreto com o Pai. Gaste tempo individualmente com o Pai! São momentos preciosos na presença do Único que pode te ouvir, consolar, levantar, ajudar, direcionar. Todavia, Ele não se agrada de filhos mimados, que não aprenderam a esperar; por isso, fazem birra quando Deus não lhes dá o que querem. Temos que ser filhos maduros, que mantém a fé firme, mesmo quando Deus não nos responde conforme pedimos. É fato que oramos quase sempre para pedir, como se a oração tivesse apenas essa função, e queremos logo a resposta. Se achamos que Deus está demorando com a resposta, ficamos desanimados e pensamos que Deus não está se importando conosco! A tendência humana diante dos processos da vida é reclamar, esbravejar. Para crescermos na fé precisamos passar pelos processos com paciência e resiliência. Precisamos compreender, a despeito de todo o nosso imediatismo, que Deus tem o seu tempo perfeito para todas as coisas. Enquanto esperamos, Deus está trabalhando em nós, desenvolvendo a paciência, a fé, a humildade, a perseverança; também, está trabalhando nas circunstâncias a fim de que, no devido tempo, tudo esteja alinhado. Está passando por um processo de espera? Continue orando e confiando no trabalhar do Pai. 
Ao lermos a história de José do Egito temos a impressão de que ele nunca teve decepção e tristeza, durante o seu duro processo de espera. Mas, certamente, ele teve esses sentimentos! A superação não anula a realidade do sofrimento. Mesmo sofrendo, José precisou enxergar o plano de Deus onde se encontrava, embora os acontecimentos não fizessem sentido muitas vezes. Desde o momento em que foi vendido como escravo pelos seus irmãos até a sua constituição como governador do Egito, ele precisou resistir aos anos de abandono, solidão, rejeição e sensação de fracasso. A Bíblia não traz muitos detalhes sobre isso. Creio que ele precisasse dizer todos os dias para si mesmo - "Deus está comigo. Ele está cuidando de mim, não me abandonou. No tempo certo, Deus vai intervir e mudar a minha sorte". Uma atitude positiva de fé e gratidão fará maravilhas, quando estivermos passando por processos difíceis. Sabemos que José não merecia estar numa prisão. Ele foi injustiçado. Mas Deus transformou todos os processos dolorosos da vida de José em bênção. Depois daqueles anos na prisão, José foi grandemente honrado em todos os sentidos. Esperar em oração, passar pelos processos, é um desafio para todos nós. Mas será mais fácil, se esperarmos com fé e paciência no Senhor. "Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor, Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos. Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus". (Salmo 40:1-3)