quinta 02 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Nos padrões de Deus

02 abril 2023 - 05h00

A história de cada um de nós não acaba aqui. Existe uma prestação de contas futura! Consciência é aquela percepção que nos permite saber se agimos de forma correta, digna e justa, de acordo com os princípios e valores morais que nos foram ensinados. Se uma consciência foi violada, só Jesus pode redimi-la. A nossa consciência pode até falhar por estar cauterizada pelo pecado, mas a voz do Espírito Santo, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo, não falha. Ao enfrentar acusações fortes e falsas, tendo a vida em risco, simplesmente por pregar e seguir o caminho de Jesus, o qual os judeus diziam ser falso, o apóstolo Paulo afirma: "Eu e os meus acusadores temos esta mesma esperança em Deus: todos vão ressuscitar, tanto os bons como os maus. Por isso faço tudo para sempre ter a consciência limpa diante de Deus e das pessoas". (Atos 24:15-16) 
No caso de um cristão, tudo começa com pequenas concessões para o pecado, pensando ou dizendo: "Mas isso não tem nada a ver, não tem problema. Ninguém é perfeito. Não é isso que vai me fazer cair". Começa hoje com um desvio que considera pequeno e, daqui a pouco, está completamente fora do caminho. É verdade que Deus é amor, graça e misericórdia. Ele não tem prazer no mal do homem. Ele quer o nosso bem. Ele está sempre pronto a nos receber de volta, quando chegamos a Ele com um coração quebrantado e arrependido. Todavia, se prosseguirmos no caminho errado, chega um momento em que Ele diz - "Basta!". O preço da rebelião contra Deus é alto. Que ninguém se engane. "Deus não se deixa escarnecer; tudo o que o homem semear, ele há de colher. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna". (Gálatas 6:7-8) Podemos nos lembrar do que aconteceu com o povo hebreu no deserto. Eles murmuraram e se rebelaram contra os seus líderes e contra o próprio Deus. (Números 14:1-25) Esse povo, que já tinha vivido milagres, era um povo de dura cerviz. Povo de coração duro, resistente, desobediente. Era um povo que não aceitava ser tirado da posição de escravo para viver o propósito elevado de Deus, porque havia se acostumado com as "migalhas" dos egípcios. Quantos não estão agindo assim em relação a Deus?! Conhecem a Sua Palavra, sabem o que é certo fazer, mas preferem fazer as coisas do seu jeito. Agem como aquele que constrói a sua casa na areia.
Podemos construir nossas vidas segundo os padrões de Deus e de Sua Palavra, ou podemos nos entregar a uma vida dissoluta, vivendo conforme os nossos desejos carnais. Segundo Jesus, o homem prudente é aquele que constrói a sua casa sobre a rocha; consequentemente, não precisa se preocupar com a força do vento e com as tempestades, pois a casa não cairá, visto que o alicerce é firme. Enquanto insistirmos em nossos maus caminhos estaremos longe de Deus e de tudo o que uma vida de obediência e amor pode nos proporcionar. Diante da rebelião, mesmo com a intercessão de Moisés, houve um juízo de Deus para o povo: "Nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá. Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, Eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão". (Números 14:23-25) Sentença dura! Assim como justos e injustos ressuscitarão para o julgamento final, tanto o bem quanto o mal será recompensado. Jesus, quando falou sobre o fim dos tempos e da Sua volta, fez referência a um julgamento e a duas sentenças - "Então o rei dirá aos que estiverem à Sua direita: "Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo". (Mateus 25:34) "Então, dirá também aos que estiverem à Sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos". (Mateus 25:41) Ainda que o preço seja alto, que escolhamos o caminho da obediência a Deus!