domingo 28 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O firme fundamento

25 fevereiro 2024 - 05h00


A fé não nos exime de problemas, de aflições, de sofrimentos. A fé nos ajuda a passar pelos vales da vida. Nos dias difíceis temos que ter humildade para chegar diante de nosso Pai de Amor e pedir que Ele nos ajude a ter mais fé e a vencer o medo. Há momentos em que não vemos uma saída para a realidade que estamos vivendo. Sentimos que não somos capazes de aguentar o sofrimento, sentimos medo. Isso aconteceu, inclusive, com o grande apóstolo Paulo. Em II Coríntios 1:8, ele relata: - "Eu acho que vocês devem saber, amados irmãos, que tempos difíceis nós atravessamos na Ásia. Fomos realmente esmagados, oprimidos, e tivemos medo de não conseguirmos sobreviver. Sentimos que estávamos condenados à morte e percebemos como éramos fracos demais para socorrermos a nós mesmos; isso, porém, foi bom, porque assim nós colocamos tudo nas mãos de Deus, o Único que poderia salvar-nos..." E Deus deu o livramento naquele momento! A fé em Cristo é o nosso firme fundamento. É pela fé em Cristo que somos justificados e salvos. (Romanos 5:1-2)
A fé nos mantém em pé em dias de sofrimento. Não é que sejamos fortes por nossa própria força. É o Senhor que nos fortalece! Na Bíblia temos o relato de muitas pessoas de fé que sofreram muito. Podemos pensar um pouco em Noemi e Jó, que têm algo em comum - ambos perderam filhos. Jó sofreu a morte de seus filhos, e a perda de suas riquezas, tudo num único dia. Além disso, algum tempo depois, a sua saúde se deteriorou e, aparentemente, não havia mais esperança para ele. Em meio a tanto sofrimento, seus amigos se achegaram a ele para acusá-lo de ter algum pecado secreto, que precisava ser confessado a Deus; afinal de contas, as coisas não estavam dando certo para ele. A mulher de Jó ficou tão revoltada que propôs que ele abandonasse a Deus, que tinha permitido que toda aquela tragédia ocorresse. (Jó 2:9) Aos olhos dela, estava claro que Deus havia traído o seu marido. Por muito menos, muita gente se rebela contra Deus, questionando o Seu amor e poder, quando as coisas vão mal.
Jó, na verdade, nunca descobriu o porquê dessas tragédias em sua vida. A gente sempre quer achar uma explicação, um culpado. Ao lermos o livro de Jó, temos a sensação de que a vida dele é um campo de batalha, onde as forças da luz e das trevas travam uma guerra sangrenta. Satanás estava plenamente convicto de que sua estratégia de sofrimento destruiria a fé de Jó. Mas isso não aconteceu. Para Jó, a esperança não dependia de ter suas posses, ou sua família de volta. No meio das circunstâncias adversas, Jó exclama que ainda sabe duas coisas: "eu sei que o meu Redentor vive" (Jó 19:25) e "verei a Deus" ( Jó 19:26). Saber e declarar com fé fazem toda a diferença! Os sentimentos, muitas vezes, são contraditórios. O importante é o que sabemos sobre Deus e sobre o que Ele nos diz em Sua Palavra. Nos dias difíceis, vamos nos apegar ao que sabemos, e não ao que sentimos no momento da dor. Certamente, ninguém desejaria passar pelo sofrimento de Jó, de Noemi, de Rute, de tantos outros servos de Deus. Hesitamos em nos colocarmos no lugar daqueles que sofrem. Mas, na verdade, já estamos no lugar deles, visto que, aqui na Terra, fazemos parte dessa vida física, limitada e temporária. Quer nos assemelhemos muito, ou pouco, com Jó, todos precisamos do mesmo Redentor que ele conhecia. Quando conhecemos o Salvador, a nossa visão sobre a vida e a morte muda. Temos uma visão de ressurreição, em todos os níveis. O nosso Redentor vive em nós, agora. Jesus está conosco. Ele nunca nos deixará.