domingo 28 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Óleo de alegria

14 janeiro 2024 - 05h00

O óleo na antiguidade, especialmente na cultura judaica, tinha diversas funções. Era usado como cosmético para hidratar e iluminar o rosto e o corpo, para tratar feridas, como alimento, como medicamento, para ungir pessoas separadas para servirem como profetas, sacerdotes e reis; para ungir objetos, o que significava que os objetos ungidos estavam consagrados ao serviço do Senhor. O azeite era o símbolo da alegria, da saúde, da qualificação de uma pessoa para o serviço do Senhor. "Ungir a cabeça com óleo" indicava que essa pessoa havia sido separada para o serviço do Senhor. Era costume também ungir os pés com óleo como uma forma de dar uma recepção digna e alegre para um hóspede bem-vindo! No Salmo 23:5 o rei Davi diz: "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda". Como conhecedor do trabalho com ovelhas, que foi o seu ofício durante parte da juventude, Davi já tinha aplicado uma mistura de azeite nas ovelhas, a fim de protegê-las da ação de insetos indesejáveis. Era um unguento curador, uma barreira de proteção contra o mal que tentava destruir as ovelhas. Já o profeta Isaías fala sobre o óleo da alegria. "E dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito angustiado. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória". (Isaías 61:3) O óleo trazia um refrigério, um bálsamo, uma mudança de condição. Deus já derramou o seu óleo de alegria, através do Espírito Santo, o Consolador, que habita em nós. 
A alegria que o Senhor nos proporciona transpõe circunstâncias difíceis. Ficamos tristes, mas não permanecemos na tristeza. É possível ter verdadeira alegria, apesar dos problemas que enfrentamos no cotidiano da vida? Sim, é possível. A verdadeira alegria começa com a certeza de que tudo que passamos aqui neste mundo é temporário, e que Deus está usando até mesmo os tempos de aflição para completar a obra Dele em nós. Como cristãos, não andamos pelo que vemos, mas sim pelo que cremos. Seja qual for a situação, por mais desesperadora que possa parecer, temos a certeza de que Deus está no controle de tudo. Portanto, precisamos confiar Nele! E descansar! "A alegria do Senhor é a nossa força". (Neemias 8:10) Sem alegria ficamos vulneráveis em todos os sentidos. Até a imunidade pode ficar baixa.
Quando você estiver passando por momentos ruins, louve o Senhor através de um cântico de adoração, através de uma oração sincera, através da leitura da Palavra de Deus. O louvor traz alegria a nossa alma. Encha a sua mente de bons pensamentos. A forma como pensamos alimenta os nossos sentimentos. Aconteceu algo ruim? Não se oriente pelos maus pensamentos. O apóstolo Paulo nos ensina a manter a nossa mente saudável: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai". (Filipenses 4:8) Certa vez perguntaram ao compositor alemão Franz Joseph Haydn qual a razão de suas composições sacras serem tão alegres. Ele respondeu - "Não posso fazê-las de outro modo. Quando penso em Deus e em Sua graça manifestada em Jesus Cristo, meu coração fica tão cheio de alegria que as notas parecem saltar e dançar da pena com que escrevo". Na Presença de Deus há óleo de alegria e vestes de louvor, em vez de espírito angustiado!