sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Prossigamos confiando

04 fevereiro 2024 - 05h00

Muitos podem ser os questionamentos na hora da aflição, quando as coisas não correm da forma como planejamos ou como desejaríamos que corressem. Muitas vezes estamos orando por um determinado motivo, e as coisas acontecem de forma contrária a nossa oração. Diante disso, muita gente questiona: - "Se Deus estava nesse negócio, por que não deu certo?" "Se Deus pode todas as coisas, por que não curou determinada pessoa por quem estávamos orando?" A fé deve ir além das circunstâncias. Podemos não entender o porquê disso ou daquilo ter acontecido, mas precisamos manter viva a nossa confiança no Senhor. Em Romanos 8:28, Paulo afirma: "Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano". De alguma forma, mesmo que não entendamos, todas as coisas que nos acontecem contribuem para o nosso bem. Nem sempre na nossa perspectiva, mas na perspectiva de Deus, que vê na eternidade. Ele é soberano em Sua vontade. Nesses dias, em que a "gratificação instantânea" é buscada a qualquer preço, tem-se a ideia enganosa de que todos os nossos desejos podem e devem ser satisfeitos. Mas isso não é verdade! Muitos agem como a criança mimada, que faz birra, quando quer ter a sua vontade atendida. Existem muitos cristãos que seguem pela vida com comportamentos imaturos, porque não aprenderam a ouvir o"não" de Deus. "Não", porque não é o momento; "não", porque não fará bem para você; "não", porque trará consequências desastrosas no futuro. 
Existe uma oração que entendo ser a mais difícil de ser feita - "Que seja feita a Tua vontade, Pai, e não a minha". (Lucas 22:42) Foi essa oração que Jesus fez no Monte das Oliveiras, prestes a enfrentar a cruz. Até que ponto estamos dispostos a submeter a nossa vontade à vontade de Deus?! Queremos que os nossos planos deem certo. E, geralmente, quando isso não acontece, ficamos tristes, desanimados, e nos sentimos derrotados. Alguns se revoltam contra Deus. Há momentos na vida em que as coisas ficam realmente difíceis. E, muitas vezes, perguntamos a Deus - "Por quê?" Não conseguimos enxergar propósito para o sofrimento pelo qual passamos. Temos a sensação de que Deus nos abandonou entregues à própria sorte. A resposta não vem conforme esperamos. Nem no tempo em que planejamos! Só é possível enfrentar o "não" de Deus, quando verdadeiramente confiamos nele!
No deserto de Sim, houve um acontecimento que ilustra bem o comportamento espiritual imaturo de muitos de nós. O povo hebreu estava cansado de comer maná; queria comer carne a qualquer preço. E não havia carne disponível naquele momento. Então, agindo como crianças que fazem birra, choraram, gritaram, espernearam, rebelaram-se contra os líderes, a fim de obterem o que desejavam. Puseram Deus à prova, pedindo a comida que queriam. "Eu quero aqui e agora. Vai ser do meu jeito e não do jeito de Deus". Sendo assim, a lição foi dura! Deus mandou um vento que trouxe codornizes do mar, e elas caíram em volta do acampamento. O povo, desesperado, comeu tanto daquela carne, de modo que muitos morreram em razão de um tipo de intoxicação alimentar, conforme registrado em Números 11:1-35. Nem sempre o que queremos vai ser bom. Mesmo sem entender, que a gente prossiga confiando que o Pai Eterno tem o melhor para os seus filhos!