sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Reconhecendo a grandeza

20 dezembro 2020 - 05h00
Por ocasião do nascimento de Jesus os anjos cantaram hinos de louvor a Deus, dizendo: "Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem Ele quer bem". (Lucas 2:13-14) Vivemos em um mundo onde o egoísmo prevalece, infelizmente! Nesses tempos de pandemia, muita gente ainda não se conscientizou sobre a gravidade da doença, chegando a desafiar os fatos, a ciência, o bom senso. Reconhecer a grandeza, quando a vemos, é sinal de sabedoria. Foi o que demonstraram os três reis magos do Oriente. Eles estudavam as estrelas. Viram a estrela anunciando o nascimento do Messias; então, foram para Jerusalém a fim de adorá-lo. Quando Herodes soube que eles tinham vindo para adorar aquele que nasceu para ser o rei dos judeus ficou muito preocupado. Reuniu os mestres da Lei e sacerdotes para saber onde nasceria o Messias. O objetivo de Herodes era acabar com o Messias. Sendo assim, pediu aos três reis que o avisassem assim que achassem o menino, pois ele queria também adorá-lo. O que não era verdade. 
No caminho para Belém os reis viram a estrela que os guiou até onde estava o menino. "Quando viram a estrela, eles ficaram alegres e felizes. Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Depois abriram os seus tesouros e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. E num sonho Deus os avisou que não voltassem para falar com Herodes. Por isso voltaram para a sua terra por outro caminho". (Mateus 2:10-12) Esses três reis do Oriente valorizaram o que lhes foi mostrado. Enfrentaram muitos obstáculos em busca do Messias. Quando viram a estrela que lhes mostrou o caminho, ficaram alegres e felizes. Eram reis, mas se prostraram diante do pequeno bebê como servos, com o coração sincero e feliz, oferecendo o que tinham de melhor para ele. O ambiente era simples, a cena era simples. Mas eles reconheceram a grandeza quando a encontraram. E nós? Podemos ver grandeza na simplicidade? Temos humildade para reconhecer a grandeza de Deus, a grandeza de um gesto, de uma situação, de um momento, de uma atitude? 
O Salmo 19:1 diz que "os céus declaram a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra das Suas mãos". Ao observarmos a grandeza do universo, da natureza, constatamos que a criação louva a Deus e traz a Ele glória. "Deus é Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas". (Êxodo 15:1) Ninguém pode realizar o que Deus pode. O que Ele faz está além da nossa compreensão. Ao descrever a nova Jerusalém o apóstolo João fala que a cidade não precisa nem de sol nem de lua, pois a glória de Deus a ilumina. (Apocalipse 21:23) Os cristãos, na nova vida em Cristo, são chamados para glorificarem a Deus pela forma com que vivem - "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus". (I Coríntios 10:31) Isso significa que através de nossas palavras, de nosso estilo de vida, de nossas ações, estamos revelando a glória de Deus ao mundo. Estamos humildemente nos rendendo Àquele que é digno de receber todo o louvor e toda a glória pelos séculos dos séculos. Como temos vivido? Será que o nosso estilo de vida traz glória a Deus? Será que reconhecemos a grandeza de Deus através da nossa vida?