sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Uma agenda lotada - para quê?

04 outubro 2020 - 05h00
Antes da pandemia a maioria de nós tinha uma agenda lotada. Vivíamos numa correria desenfreada, de um compromisso para outro. De repente, tudo se modificou. Não pudemos mais viajar, não pudemos mais participar de eventos, as saídas foram limitadas ao estritamente necessário, o trabalho teve que ser feito de casa, e uma nova rotina teve que ser criada. A prioridade era, e continua sendo, preservar a nossa vida e a do nosso próximo. Quase tudo parou por um tempo. E tudo isso nos leva a uma reflexão - para que correr tanto? O que, de fato, importa nessa vida? Na minha experiência, foi um tempo de mais comunhão com Deus e com a família. Jesus Cristo veio para nos mostrar o Pai. Em Sua humanidade, Ele tinha necessidade de estar em comunhão com o Pai, assim como nós também temos. A oração é um meio de estarmos em comunhão com o nosso Pai. Podemos orar em espírito, quando andamos na rua, quando lavamos uma louça, dentro do carro; enfim, podemos orar em todo o tempo. Conta-se a respeito de Martin Luther King que ele não era ocupado demais para que deixasse de orar. Jesus alertou Marta, irmã de Maria e Lázaro, a respeito do que deve ser prioridade na vida do cristão: "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada". (Lucas 10:38-42) A maioria de nós pode-se identificar com Marta. Verdadeiramente, corremos de uma atividade para outra, mesmo em casa, ficando muitas vezes cansados e estressados. Afinal de contas, o trabalho tem que ser feito! 
Jesus não é contra o trabalho. O trabalho deve ser bênção em nossas vidas. No entanto, quando ele passa a ser prioridade, ocupando assim o lugar de Deus, aí reside o perigo. Jesus não disse a Marta que se preparar para receber hóspedes ou realizar as tarefas diárias eram coisas erradas. Todavia, ressaltou com veemência que a excessiva preocupação dela com o trabalho fazia com que distorcesse o valor das coisas espirituais. Seu exaustivo corre-corre, a frustração por causa da irmã, Maria, não lhe fazia nenhum bem. Se ela tivesse de optar entre fazer um jantar especial a estar com o Senhor, que ficaria ali apenas por um breve momento, melhor seria se escolhesse não passar o tempo todo na cozinha. 
Escolher separar tempo para estar com o Senhor em oração e fazer o seu momento devocional diariamente deve ser uma prioridade. Maria escolheu a melhor parte ficando aos pés de Jesus, ouvindo a Sua Palavra. Mas Marta achou aquilo uma afronta. Você pode receber muitas críticas a respeito de como gasta o seu tempo. É importante ter equilíbrio na administração do tempo. Para estar mais tempo na presença de Deus, talvez tenha que deixar de fazer coisas que muitos consideram importantes. Talvez tenha que parar um pouco, enquanto muitos estão correndo. Provavelmente, terá que dizer alguns "nãos" para a sua agenda lotada. Mas, nada é mais importante do que o tempo que você passa com Jesus. Que tempo precioso! Precisamos ter intimidade com o Mestre, falar com Ele, ouvir a Sua voz. Essa comunhão trará forças para vencer dias difíceis que veem pela frente. Que hora você escolheu para dedicar ao Senhor hoje? Das 24 horas diárias, quantas você separa para estar a sós com Jesus?!