Envie seu vídeo(11) 97569-1373
Sintonize nossa Rádio101.5 FMClique e ouça ao vivo
Quinta 23 de Novembro de 2017

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/11/2017
mrv

Acupuntura Urbana

10 MAR 2015 - 08h00

Acupuntura Urbana é o título de uma coletânea de artigos do arquiteto e urbanista, também ex-prefeito de Curitiba (1971-1974; 1979-1982; 1989-1992) e ex-governador do Paraná (1995-1998; 1999-2002), Jaime Lerner.

A coletânea foi editada na forma de livro, com 137 páginas, em 2003, e contem 40 artigos curtos, desde análises e comentários sobre intervenções urbanísticas ocorridas em Curitiba nos períodos em que o autor foi gestor público eleito, até pequenos relatos de viagem a partir do olhar de um urbanista, portanto, descrições e análises das mais diversas intervenções urbanísticas ao redor do mundo.

A ideia central do livro é que intervenções urbanas em pontos estratégicos (e não necessariamente a construção de grandes obras) funcionem como acupuntura, capazes de reestabelecer o fluxo de energia interrompido ou fragilizado por conta de um ponto cansado ou doente.

Assim, o autor trata da multifuncionalidade do espaço urbano onde as pessoas devem trabalhar e viver em vez de separar zonas de comércio, serviços e habitação. O autor trata também das feiras e mercados como importantes elementos para garantir alguma identidade ao "lugar".

No que diz respeito especificamente à identidade, o autor afirma que "é fundamental que uma boa acupuntura urbana promova a manutenção ou o resgate da identidade cultural de um local ou de uma comunidade" e conclui que "a memória da cidade é o nosso velho retrato de família". Olho para Suzano e pergunto: onde está o Cine-Saci? Onde está o Jardim Japonês na propriedade de Isaac Oguime na primeira quadra da Rua General Francisco Glicério? Não existe política de memória no município de Suzano.

No que diz respeito às feiras, mercados e comércio ambulante, o autor afirma que os sons, as cores e os cheiros da rua ajudam a construir identidades locais. "O vendedor ambulante muitas vezes é caçado pelos fiscais burocráticos". Infelizmente os burocratas não percebem nos afiadores de facas, vendedores de frutas, cocadas, quebra-queixo, algo a mais que vendedores ambulantes.

Pelo destaque dado a determinados temas, pode-se dizer que os principais pontos de acupuntura, entretanto, são o transporte urbano e as soluções para o lixo urbano.

No que diz respeito ao transporte urbano a ênfase está no sistema constituído por pista exclusiva e frequência máxima na operação. Embarque e desembarque no mesmo nível, com pagamento de tarifa antes de entrar no ônibus e linhas diretas intercaladas.

No que diz respeito ao lixo, a ênfase está nos programas em que o cidadão troca seu lixo por vale-transporte ou vende seu lixo em "ecopontos". Isso funciona em Curitiba desde 1990.

Enfim, é um livro de muitas ideias em poucas páginas que pode ser útil a todo e qualquer gestor público interessado em refletir sobre sua própria cidade.



Eduardo Caldas

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias