segunda 27 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Carreta da mamografia

23 abril 2024 - 05h00Por editoracao

A Carreta da Mamografia do projeto “Mulheres de Peito”, realizado em Suzano pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, é de fundamental importância como iniciativa para democratizar o acesso aos exames, especialmente para mulheres em áreas remotas ou com dificuldade de acesso aos serviços de saúde.
Em Suzano, o equipamento está em funcionamento.
A meta é realizar ao menos 50 atendimentos nos dias úteis, por conta do maior tempo de funcionamento, e 25 aos sábados. Para realizar um exame a mulher deve estar munida de documento de identidade e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de atender o público preconizado pelo Ministério da Saúde (mulheres de 50 a 69 anos), o serviço também contempla o público feminino que tem entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos.
O objetivo da carreta é de facilitar o acesso das mulheres que precisam realizar este exame e promover o diagnóstico precoce de um possível câncer de mama, o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A doença responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres, de acordo com o Ministério da Saúde.
A imagem do exame é fornecida na hora e o resultado com laudo é emitido dois dias depois, pela internet. As equipes da carreta disponibilizam um link com QR Code para a paciente acessar o documento. Se for constatada qualquer diferença que possa indicar uma lesão alusiva ao câncer, a paciente será direcionada para um hospital de referência do Estado para realizar o tratamento da doença.
Em Suzano, o local disponibilizado foi estratégico no Largo da Feira. 
Desta forma, a expectativa é de que as mulheres consigam realizar o exame sem precisar fazer grandes deslocamentos e esperar muito. E, se constatado algo de anormal, ela já inicia o tratamento com o encaminhamento feito na própria carreta. É uma parceria muito importante para a cidade.
Em todo o Estado, somente em 2023, o programa realizou 24.690 exames e percorreu 47 municípios. Neste ano, do dia 2 até o dia 27 de janeiro, as carretas atenderam 1.901 pacientes. O objetivo do programa é incentivar mulheres a realizar o exame de mamografia para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.