sexta 05 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

LANCE LIVRE 30-11-2025

30 novembro 2025 - 05h00Por Edgar Leite

Mecanismo da  
Polícia Civil 
A Polícia Civil de São Paulo intensificou o uso do mecanismo de “takedown” para derrubar sites fraudulentos que atuam durante a Black Friday. 
 
Crimes  
Cibernéticos 
Sempre que a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) identifica uma página usada para aplicar golpes, a equipe aciona as operadoras responsáveis pela infraestrutura da internet para retirar o endereço do ar e impedir que novos consumidores sejam vítimas. 
 
Monitoramento 
Esse monitoramento contínuo é realizado pelo Centro de Inteligência Cibernética da unidade e, sempre que há indícios de fraude, o procedimento é adotado prontamente.
 
Atuações  
repressiva  
e preventiva 
Além da atuação repressiva, a equipe também desenvolve ações preventivas, com orientações ao público que realiza compras online e a elaboração de uma cartilha informativa disponibilizada nas redes sociais da Polícia Civil.
 
Black Friday
Com a chegada da Black Friday, período em que comerciantes oferecem grandes ofertas para atrair consumidores, também cresce a necessidade de atenção redobrada. 
 
Golpes e fraudes 
Golpes e fraudes no comércio digital têm se tornado mais frequentes, especialmente por meio de ofertas veiculadas nas redes sociais com o uso de inteligência artificial. A prática tem sido identificada como o principal meio utilizado por criminosos para aplicar furto qualificado e estelionato em compras online.
 
Delegado
Segundo o delegado divisionário da DCCiber, Paulo Eduardo Barbosa, os golpes mais comuns registrados pela unidade envolvem perfis falsos criados com inteligência artificial, conhecidos como deepfake.