Atualizado às 14h27
Um vendedor ambulante foi encaminhado à delegacia, depois de agredir um passageiro na plataforma da Estação Suzano, durante a manhã desta terça-feira, 2. A briga teria começado por causa de um pacote de balas. Por se tratar de um fato de menor potencial ofensivo, os envolvidos apenas assinaram um Termo Circunstanciado (TC) e foram liberados.
A confusão aconteceu pouco depois das 8 horas. Há duas versões para o fato. A primeira dada pelo vendedor ambulante diz que a briga teria ocorrido, porque o passageiro jogou um pacote de balas no chão. Houve uma discussão acalorada.
"Quando o trem parou na Estação, o passageiro deu uma 'ombrada' em mim. Eu virei e dei um chute nele. Depois, o passageiro foi embora e continuei trabalhando, até ser encontrado por seguranças", diz a declaração do vendedor ambulante, a qual o DS teve acesso.
Já o passageiro contou outra história. Segundo ele, o pacote de balas caiu no chão sem que tivesse percebido. Foi então que o vendedor viu e começou a xingar e ameaçá-lo. "Ele (vendedor) disse que ia pegar meu celular e vender. Quando desci, o ambulante me deu um chute no braço. Não o agredi e nem xinguei. Fui socorrido Pronto-Socorro e tive luxação no braço", explicou.
Os seguranças, que atenderam ao caso, informaram na delegacia terem sido avisados sobre o fato e apenas encaminhado o vendedor ambulante, para a formalização da ocorrência. A CPTM disse, em nota, que o comércio ambulante nos trens e estações é ilegal. Disse também que a companhia possui câmeras de monitoramento e vigilantes que fazem rondas nos trens e estações para garantir a segurança dos passageiros e do patrimônio público e investe em campanhas de conscientização nas redes sociais, estações e trens para que os passageiros não comprem as mercadorias ilegais. E complementou: "os passageiros podem colaborar com a segurança do sistema, denunciando irregularidades pelo SMS-Denúncia (97150-4949). O serviço garante total anonimato ao denunciante e a mensagem é recebida no Centro de Controle de Segurança, que destaca os agentes mais próximos para atuação imediata. A CPTM também disponibiliza o telefone 0800 055-0121".
A Polícia Civil segue com um inquérito em andamento.




Agressão aconteceu na plataforma da Estação Suzano - (Foto: Sabrina Silva/DS)




