domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Alto Tietê tem 47 km de ciclovias

DS fez um levantamento com as Prefeituras. Atualmente a região possui 47 quilômetros de ciclovias presentes em Mogi, Suzano, Poá e Ferraz

17 abril 2022 - 16h00Por Guynever Maropo - de Suzano
O Alto Tietê tem 47 quilômetros de ciclovias distribuídas nos municípios. Está em estudo a ampliação das ciclofaixas para benefício da população.
 
O DS fez um levantamento com as prefeituras. Atualmente a região possui 47 quilômetros de ciclovias presentes nas cidades Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos. 
 
Mogi das Cruzes conta com 32,38 quilômetros de vias cicláveis, o que inclui ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. O índice é o maior de toda a região do Alto Tietê. Estão localizadas em diversas regiões do município, nos distritos de Jundiapeba, Braz Cubas e Cezar de Souza. Bairros como Vila Nova Mogilar, Rodeio, Jardim Armênia,Socorro, Conjunto Cocuera, Jardim Santista, Vila Industrial, Vila São Francisco e Centro. 
 
O município pretende ampliar uma nova ciclovia entre o Socorro e Cezar de Souza, passando pelas avenidas João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães. 
 
Além disso, o projeto Viva Mogi visa realizar estudos para a implantação de mais 30 quilômetros de ciclovias. As estruturas devem ser implantadas durante as obras de intervenções para mobilidade urbana. Ainda, as empresas especializadas vão estudar um jeito de maximizar a eficiência das estruturas com base nas necessidades do município. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que busca recursos federais para a revisão do Plano de Mobilidade Urbana, que traz diretrizes para toda a mobilidade e para a elaboração do Plano Cicloviário do município.
 
O estudo será específico para o transporte cicloviário e deverá trazer informações para serem adotadas novas medidas e intervenções, que garanta a funcionalidade do sistema e melhores condições para o trânsito com bicicletas. 
 
Suzano tem duas ciclovias: uma na avenida Vereador João Batista Fitipaldi, entre o Parque Maria Helena e a Vila Maluf, com 1,6 mil metros de extensão. Outra na avenida Mogi das Cruzes, entre o Jardim Imperador e o Jardim Monte Cristo, com 720 metros. Há também duas ciclofaixas, de 3 mil metros de comprimento, no bairro Cidade Miguel Badra, na avenida Edmilson Rodrigues Marcelino e na rua Jesusa Sanches Pricevicius. Também na avenida Brasil, entre o Jardim Imperador e o Jardim Monte Cristo, de 1,8 mil metros. Além disso, há uma ciclofaixa no Parque Municipal Max Feffer. A estrutura é destinada a ciclistas, praticantes de caminhada e corrida e a usuários de patins, patinetes, entre outros.
 
Secretarias de Planejamento Urbano e Habitação e de Transportes e Mobilidade Urbana, informa que há um plano cicloviário que definirá novas ciclofaixas, ciclovias e também locais de parada para bicicletas. Ainda não há detalhes a respeito nem prazos. Há 6,5 quilômetros de extensão de ciclovias, em Poá. Estão localizadas na Avenida Antônio Massa e Av. Prefeito Jorge Francisco Correa Allen.
 
Sobre a construção de novas ciclofaixas, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana informa que há estudos com base no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Porém existe a questão orçamentária. Em 2021, o município esteve com dificuldades econômicas, neste ano continua em trabalho constante na busca por equilíbrio econômico.
 
Ferraz de Vasconcelos possui um quilômetro de ciclofaixa extendido pela Vila Romanópolis no entorno da Prefeitura. Neste ano, pretende implantar uma ciclofiaxa na Avenida Zilda Arns até o ponto de integração com o Transporte Público da estação CPTM. A ciclofaixa foi inaugurada em maio de 2021 e possui um cronograma de manutenção. Itaquaquecetuba atualmente não possui ciclovias. 

Deixe seu Comentário

Leia Também