O bispo Dom Paulo Mascarenhas Roxo morreu nesta quarta-feira (1), aos 93 anos. Ele estava internado desde o dia 10 de maio no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
Segundo a Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Paulo passou por duas cirurgias no sistema digestivo nos dias 19 e 31 de maio. Por conta da idade e dos procedimentos, o coração e os rins do bispo ficaram debilitados.
Em comunicado, a Diocese afirma que o corpo de Dom Paulo será levado à Mogi das Cruzes e velado na Igreja Catedral de Sant’Ana. Informações sobre o sepultamento ainda serão divulgados. "Unimo-nos em oração pelo descanso eterno do amado e já saudoso Dom Paulo e o conforto dos familiares e da Igreja local da Diocese de Mogi das Cruzes", completou a Diocese de Mogi das Cruzes.
Dom Paulo Mascarenhas Roxo nasceu em São Geraldo (MG) no dia 12 de junho de 1928. Ele foi nomeado bispo para a Diocese de Mogi das Cruzes em 1989. Ele foi responsável por inúmeras atividades. Entre elas, a organização do primeiro Plano Trienal de Pastoral, com o intuito de fortalecer a pastoral de conjunto; a reorganização da divisão das regiões pastorais e mudança de local do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, entre outras ações.
Em 2003, quando completou 75 anos, pediu renúncia conforme prevê o Código de Direito Canônico. No entanto, permaneceu como bispo diocesano mesmo após a nomeação de um novo, em 2004. Ele foi administrador diocesano até a posse de Dom Airton José dos Santos. Dom Paulo também era convidado para ministrar palestras e participava de eventos diocesano, sendo muito presente na Diocese. Ele era conhecido pela sua proximidade com os fiéis e sacerdotes.
“A Diocese, com tristeza, se despede do grande pai que teve nos últimos 32 anos. Descanse em paz, nosso amado Dom Paulo”, finalizou a Diocese.




Bispo Dom Paulo Mascarenhas Roxo morre aos 93 anos - (Foto: Divulgação/Diocese de Mogi das Cruzes)




