Cinco das dez cidades do Alto Tietê registraram 66 casos de meningite bacteriana. Foram confirmados em Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá.
A meningite é uma doença causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo.
Os municípios da região estão em Campanha Nacional contra a Poliomielite e Multivacinação. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de rotina de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos 11 meses e 29 dias. No calendário de rotina temos vacinas que previnem alguns tipos de meningites.
O Ministério da Saúde também liberou a dose da vacina contra a meningite tipo C para profissionais da saúde. A vacinação ocorrerá de forma gradativa, prevista até fevereiro de 2023.
Cidades
Suzano registrou 13 casos de meningite este ano. Nenhum dos casos confirmados foram do tipo de vacina contra a doença, que a cidade fornece. As vacinas são meningocócica e por hemophilus.
A faixa etária dos casos varia de um dia de vida a 68 anos. Foi confirmado em um bebê de um dia, de 21 dias, dois casos em bebês de nove meses, seis anos, dez anos, 13 anos, dois casos com 35 anos, 43 anos, 55 anos, 61 anos e 68 anos.
O município teve programação especial no sábado (20), será o Dia D da Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite. O período da campanha foi das 8 horas às 16 horas. A vacina de rotina prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI) também está disponível em todos os 24 postos de saúde da cidade.
Mogi das Cruzes registrou 24 notificações da doença. Sendo 11 casos de meningite asséptica viral, quatro por pneumococo, quatro casos por viral ou bacteriana e outros três por outros tipos de bactérias. O município aguarda o resultado de dois suspeitos.
A faixa etária varia entre dois meses de idade até 77 anos. Houve nove casos da faixa etária de dois meses a dez anos, um caso de 11 a 20 anos, quatro casos entre a faixa etária de 21 a 40 anos, cinco casos da faixa etária de 41 a 60 anos e cinco diagnósticos acima de 61 anos.
Ferraz de Vasconcelos notificou dez casos de meningite. Sendo que seis foram confirmados, três casos descartados e um caso está em aberto. Os pacientes têm respectivamente um ano, dois anos, quatro anos,18 anos, 24 anos e 56 anos.
Itaquaquecetuba registrou 17 casos de meningite neste primeiro semestre. A faixa etária dos infectados varia entre 0 a 66 anos. Os casos englobam meningites de todas as etiologias (bacterianas, virais, etc), bem como meningites não especificadas. Nem todos os casos são abrangidos pelas vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunização (PNI).
Poá registrou dois casos suspeitos da bactéria neste ano. Mas apenas um foi confirmado como meningite viral, o outro descartado.
Santa Isabel e Arujá não registraram nenhum caso da doença.




Alto Tietê registrou 66 casos de meningite bacteriana - (Foto: Reprodução)




