O fechamento da Passagem em Nível, localizada na Rua Doutor Wertheimer, próxima à Estação Mogi das Cruzes, na Linha 11-Coral, será em 1º de julho deste ano. A definição foi decidida durante reunião, nesta sexta-feira, entre o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), ao lado do deputado estadual Rodrigo Gambale (PSL), com o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Pedro Moro. A CPTM informou que também dará auxílio à Prefeitura na logística.
De acordo com a CPTM, o encerramento da passagem é fundamental para que a companhia possa aumentar a velocidade de circulação dos trens e diminuir o intervalo médio entre composições no trecho entre Mogi das Cruzes e Guaianases dos atuais oito para sete minutos. Segundo a CPTM, a medida vai beneficiar mais de 680 mil passageiros de toda a Linha 11-Coral e dos municípios de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo, além dos passageiros do próprio município.
O fechamento está sendo negociado entre a companhia e a Prefeitura de Mogi das Cruzes há mais de três décadas. A permissão para a abertura das travessias em nível se deu através de instrumentos celebrados entre a CPTM, CBTU (empresa que operava o transporte de passageiros na região antes da criação da CPTM, em 1992) e a Prefeitura de Mogi das Cruzes e foram abertas a pedido do município, em caráter provisório, até que viadutos e túneis, cuja execução cabe ao município, estivessem prontas.
Tanto as intervenções necessárias para viabilizar as travessias em nível, quanto a mão de obra para operação das passagens, ficaram sob responsabilidade da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Investimentos no Alto Tietê
A CPTM informou que investe constantemente nas estações e trens para a melhoria constante dos serviços em todas as linhas de trens da companhia, incluindo as Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem a região do Alto Tietê. Entre as melhorias, a CPTM disse que executou um projeto na Linha 12 possibilitando redução do tempo de viagem em dez minutos, houve troca de três Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) que tornou possível aumentar a velocidade dos trens ao passar por um trecho das Linhas 12-Safira e 13-Jade. Além disso, a Linha 12 também recebeu novos trens que antes operavam na Linha 13-Jade. A estação Itaquaquecetuba da Linha 12-Safira também passará por intervenções de adequação de acessibilidade e o estudo está em fase de levantamentos de campo e elaboração de projeto para posterior processos licitatórios.
Na Linha 11-Coral, em abril de 2019, a companhia eliminou a transferência de trens antes necessária na Estação Guaianases. Hoje, os passageiros fazem o trajeto direto, em ambos os sentidos e em todos os horários, sem a necessidade de trocar de composição.




Fechamento da passagem em nível próximo a estação de Mogi é definido para 1º de julho - (Foto: Regiane Bento/DS)




