A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos inaugurou, nesta sexta-feira (1), a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vergínia Ribeiro Beserra e, na ocasião, a prefeita Priscila Gambale (PSD) anunciou a ampliação para 100% da capacidade das escolas municipais da cidade a partir de 18 de outubro. A nova unidade escolar vai atender aproximadamente 60 crianças de 0 a 3 anos de idade.
Localizada na Avenida Dom Pedro II, no Centro da cidade, a nova unidade educacional conta com três salas, banheiros adaptados e trocador para higienização. Além de sala para a equipe gestora, cozinha, refeitório e área para brincadeiras e atividades educacionais.
Ao todo, a Secretaria de Educação de Ferraz calcula 21.740 alunos matriculados na rede municipal de ensino. Desses, 3.780 são matriculados em creches. Segundo a chefe da pasta, Adriane Alcantara a demanda reprimida hoje é de cerca de 200 vagas em creches na cidade.
Com esses dados, a prefeita Priscila Gambale reforçou a importância de mais uma unidade ser entregue para atender a população ferrazense.
“É uma alegria enorme estarmos inaugurando essa creche para a população. Antes da pandemia já tinha uma lista de espera, agora essa lista com certeza aumentou. Eu que sou educadora sei a importância que é o município ofertar vagas para as nossas crianças e para as famílias”, disse a prefeita.
Além da creche inaugurada, o Executivo segue com reformas e ampliações em outras unidades já existentes. A expectativa é entregar no próximo ano mais outras duas novas unidades educacionais, sendo uma no Jardim Ferrazense.
Para os próximos dias, a Prefeitura prevê ainda uma série de inaugurações de equipamentos públicos para celebrar o aniversário da cidade, comemorado no próximo dia 14 de outubro, como a Casa do Idoso, o Centro Odontológico e um Centro Integrado de Atenção à Saúde da Mulher e outras atividades.
Retomada
Sendo a primeira cidade da região a retornar com as aulas presenciais de forma gradual, agora a expectativa da prefeita é receber os alunos com atendimento ampliado em 100% da capacidade a partir de 18 de outubro. Segundo ela, a ampliação será de forma responsável e dentro dos protocolos sanitários.
“Está sendo um retorno bem gradual, com 35% da capacidade. Após o feriado, já teremos 100% de alunos com toda a segurança, todos os EPIs e materiais de proteção para atender a população”, completou.




Emeb vai atender até 60 crianças de 0 a 3 anos de idade em Ferraz - (Foto: Regiane Bento/DS)




