O governador João Doria anunciou na segunda-feira (12) a inclusão de 28 escolas da rede pública estadual, de três cidades do Alto Tietê, ao Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022. (confira abaixo a lista de escolas e cidades beneficiadas). Com isso, em todo o Estado, 1.855 escolas serão atendidas pela iniciativa. Ao lado do Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, Doria falou sobre a expansão do programa durante evento no Memorial da América Latina, que reuniu diretores, supervisores e outros representantes das unidades educacionais.
“Os resultados que alcançamos ao longo de dois anos e meio nos permitem hoje fazer esse anúncio de grande importância. Isso é uma vitória da educação. Tempo integral para tudo: para o aconchego, o ensino, o estudo, a alimentação e formação de uma nova geração de brasileiros”, disse Doria.
A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 437 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.
“Esse é o governo que fez o maior aumento das escolas de tempo integral. Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou Rossieli.
Confira as escolas da região que serão atendidas pelo Programa de Ensino Integral:
Itaquaquecetuba (14 escolas)
E.E ANTONIO BALDUSCO PREFEITO
E.E ASA BRANCA DA SERRA
E.E BAIRRO DA PALMEIRINHA
E.E BAIRRO VITALINO
E.E ISABEL A REDENTORA
E.E JARDIM CAMPESTRE
E.E JARDIM MONTESANO
E.E JARDIM SILVANIA
E.E JOSE SILVEIRA DA MOTTA PROFESSOR
E.E LEDA FELICE FERREIRA PROFESSORA
E.E LEVI PEREIRA MARTINS PROFESSOR
E.E LUCIA AKEMI MIYA PROFA
E.E MARIANINHA QUEIROZ PROFESSORA
E.E OLIVIA DE FARIA NOGUEIRA
E.E PEDRA BRANCA
Mogi das Cruzes (9 escolas)
E.E ARISTOTELES DE ANDRADE PROFESSOR
E.E BERNARDO MURPHY PADRE
E.E DEODATO WERTHEIMER DOUTOR
E.E FRANCISCO FERREIRA LOPES
E.E JOSE RIBEIRO GUIMARAES
E.E LEONOR DE OLIVEIRA MELLO
E.E OSMAR TEIXEIRA SERRA REV PROFESSOR
E.E PAULO FERRARI MASSARO PROFESSOR
E.E ROSA MARIA DE SOUZA PROFESSORA
Suzano (5 escolas)
E.E ANIS FADUL DOUTOR
E.E ANTONIO BRASILIO MENEZES DA FONSECA PROFESSOR
E.E JOSE EDUARDO VIEIRA RADUAN DOUTOR
E.E LEDA FERNANDES LOPES PROFESSORA
E.E TACITO ZANCHETTA PREFEITO
Mais escolas
A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.
O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855. Destaque para oito cidades com mais de 50 mil habitantes: Piracicaba, Mirassol, Campo Limpo Paulista, Lorena, Avaré, Barretos, Olímpia e Fernandópolis passarão a oferecer o PEI em 80% das escolas.
Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022.
Sobre o PEI
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.




Governador João Doria anunciou na segunda-feira (12) a inclusão de 28 escolas da rede pública estadual, de três cidades do Alto Tietê, ao Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022 - (Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)




