terça 21 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
provão paulista

Hoje é o último dia para indicação de cursos superiores pelo Provão Paulista

Ao todo, são 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 para a Univesp

29 abril 2024 - 10h44Por De São Paulo

Termina nesta segunda-feira (29) o prazo para estudantes classificados pelo Provão Paulista indicarem os cursos superiores de preferência para concorrer a uma vaga com ingresso no segundo semestre de 2024. Ao todo, são 7.719 vagas, distribuídas entre as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Os participantes do exame que concluíram o Ensino Médio da rede pública em 2023 devem fazer a escolha pelo site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.

As Fatecs disponibilizam nesta etapa do Provão Paulista 5.109 vagas, em 92 formações diferentes, de variadas áreas do conhecimento, em todas as regiões do estado. Os cursos são estrategicamente direcionados para atender à vocação econômica de cada localidade, em setores como gestão de negócios, tecnologia da informação, infraestrutura, meio ambiente, indústria 4.0 e assim por diante.

Entre os exemplos estão Alimentos, nas Fatecs Marília e Piracicaba; Big Data no Agronegócio, nas Fatecs Pompeia e Bebedouro; Gestão Portuária, na Fatec Baixada Santista; Projetos de Estruturas Aeronáuticas, na Fatec São José dos Campos; e muitos outros. As novidades deste semestre para o Provão são dois novos cursos na Fatec São Paulo: Paisagismo e Jardinagem, além de Produção Cultural. A Fatec Votorantim também abriu vagas para a nova formação em Ciência de Dados para Negócios. Veja cronograma e relação de cursos (https://stcdndev.blob.core.windows.net/lib/SEED2303/Edital%20de%20Participa%C3%A7%C3%A3o%20-%2012%C2%AA%20Retifica%C3%A7%C3%A3o.pdf)

A alta empregabilidade é uma das vantagens da graduação tecnológica. Mais de 91% dos estudantes das Fatecs estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. “O tecnólogo desenvolve competências e habilidades para melhorar os processos de gestão e inovação tecnológica, com o uso ou criação de novas tecnologias na solução de problemas complexos”, afirma o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves. Segundo ele, existe uma procura grande por profissionais formados pelas Fatecs porque as empresas sabem que vão contar com pessoas de perfil criativo e empreendedor”, ressalta.

As Fatecs organizarão quatro chamadas de matrículas para os candidatos aprovados. A primeira chamada ocorrerá entre os dias 6 e 8 de maio. A segunda, nos dias 13 e 15 de maio. A terceira, entre 20 e 22 de maio, e a quarta, entre 27 e 29 de maio.

Univesp

Estudantes classificados para a Univesp que já registraram a opção de curso no ano passado podem modificar a preferência. Por exemplo, se o aluno deseja cursar Letras, é preciso optar pelo eixo de Licenciaturas e, na fase de matrículas, informar à universidade a opção pela graduação em Letras. É possível, ainda, que o estudante escolha o mesmo eixo, em três campi diferentes. São oferecidas 2.610 vagas em nove cursos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

Provão Paulista

Implantado pelo Governo de São Paulo em 2023, o Provão Paulista Seriado funciona como porta de entrada de alunos do Ensino Médio da rede pública no Ensino Superior de instituições paulistas parceiras da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP): Fatecs, Univesp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesta primeira edição, mais de 15 mil vagas foram abertas, com ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre de 2024.

Vestibular das Fatecs

Apesar de facilitar o ingresso em um curso superior gratuito, o Provão Paulista não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem do Vestibular das Fatecs, aumentando as chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior. As inscrições para o Vestibular do segundo semestre de 2024 estão abertas e podem ser feitas até as 15h do dia 7 de junho pelo site www.vestibularfatec.com.br.

‌Com alto índice de empregabilidade, Fatecs contam com cursos em diferentes áreas do conhecimento