domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Hospital Regional oferece serviços de odontologia hospitalar

Serviço atende pacientes internados, crianças e pessoas com necessidades especiais

24 abril 2022 - 18h00Por Thiago Caetano - da Região
O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, Doutor Osíris Florindo Coelho, oferece serviços de odontologia hospitalar aos pacientes. Os profissionais são encarregados de examinar os pacientes internados em busca de focos de infecção. Além disso, os exames ocorrem nas maternidades e também abrange pacientes com necessidades especiais.
 
O objetivo é evitar o agravamento do quadro geral de saúde do paciente. Quando a infecção é identificada, é realizado um tratamento em conjunto ou são orientados a realizá-lo após os pacientes terem alta, dependendo da gravidade do caso. A principal preocupação do dentista é a prevenção de pneumonias, que são causadas por bactérias da boca, em pacientes entubados.
 
“As avaliações ocorrem em todos os setores da unidade hospitalar: psiquiatria, pediatria e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, disse o supervisor de serviços de odontologia do hospital, Gerson Sadao.
 
Ainda de acordo com Sadao, o hospital oferece o atendimento de urgências odontológicas no Pronto-Socorro. A unidade conta com uma equipe de cirurgia e traumatologia buco maxilo facial. “O serviço é referência regional no tratamento de lesões e traumatismos faciais”, ressaltou.
 
Na maternidade, o serviço é executado em parceria com um profissional de fonoaudiologia. A lei federal nº 13.002, de 2014, obriga a realização do “teste da linguinha” em todas as maternidades do País. Segundo a cirurgiã dentista, Maria Lucia Portes, o foco é identificar a presença de “língua presa” e, posteriormente, fazer a cirurgia para liberação dos movimentos da língua.
 
“Eles precisam passar com a fonoaudióloga para fazer esse teste. A língua presa prejudica a amamentação e o desenvolvimento facial, causando alterações na fala e na postura da criança. Algo pequeno, que pode trazer grandes problemas”, disse Maria Lucia.
 
Fazendo essa cirurgia, o bebê volta a mamar normalmente, ganha peso e evita o desmame precoce”, complementou.
 
A unidade também possui uma equipe direcionada ao atendimento de pacientes com necessidades especiais sob anestesia geral. Segundo Ana Paula Ricci, o ramo está em alta e pacientes de diferentes cidades procuram pelo serviço. Ela atua no atendimento odontológico de pacientes com necessidades especiais, sob anestesia geral.
 
 
“É um trabalho que não existia. A atender pacientes com necessidades especiais. Um atendimento odontológico, mas com anestesia geral. Atendemos todas as cidades da região, mas já tive casos do Litoral e ABC”, conta.
 
Os pacientes são encaminhados por dentistas das prefeituras. Para isso, é necessário apresentar um laudo confirmando a impossibilidade de realizar o atendimento em consultórios particulares.
 
O hospital está localizado na Rua Princesa Isabel, 270, na Vila Correa, em Ferraz. 

Deixe seu Comentário

Leia Também